Experiência estética para uma aprendizagem inventiva: notas sobre o acesso de pessoas cegas a museus

Autores/as

  • Virginia Kastrup Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.12463

Resumen

O objetivo da minha fala é discutir a natureza da experiência estética e seu papel na cognição inventiva, examinando sua relação com a atenção e seus efeitos sobre a aprendizagem. Na primeira parte vou desenvolver esta idéia através da análise do conceito de experiência estética em John Dewey (1950/1980). Nesta direção, tomarei tanto a percepção estética como a prática artística em seu papel de acionar processos de aprendizagem inventiva. Buscarei apresentar esta noção juntamente com aquela de aprendizagem por cultivo, desenvolvida no campo das ciências cognitivas contemporâneas por Francisco Varela, Natalie Depraz e Pierre Vermersch.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-09-27

Cómo citar

KASTRUP, V. Experiência estética para uma aprendizagem inventiva: notas sobre o acesso de pessoas cegas a museus. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.12463. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12463. Acesso em: 3 may. 2025.
Recibido 2010-03-16
Aceptado 2011-09-27
Publicado 2011-09-27