O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso

Autores/as

  • Heloiza H Barbosa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roseli Zen Cerny Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.8661

Palabras clave:

Educacao a Distancia, Avaliacao, Libras, Estudantes Surdos

Resumen

Avaliar projetos de educação à distância implica assumir uma tarefa complexa que diz respeito a muitos sujeitos e a muitas temáticas. A avaliação alcança diferentes níveis; esta é sempre uma ação política e, por outro lado, tem uma dimensão didática, uma vez que permite (re)orientar e refletir sobre os processos em andamento. A avaliação tem a finalidade de aperfeiçoar o curso durante o seu desenvolvimento, o que significa que ela não pode se limitar apenas à elaboração de um relatório final. Neste artigo, apresentaremos os dados da avaliação realizada com os alunos surdos e não-surdos do curso de Letras Libras na modalidade a distância da Univesidade Federal de Santa Catarina (UFSC) considerando as categorias avaliativas relacionadas com: o sistema de tutoria, a plataforma do AVEA, os materiais usados e a estrutura de apoio. No geral, o curso tem uma avaliação positiva. Isto sugere que o curso pode estar fazendo um percurso que reflete a qualidade que se espera dos cursos de educação a distância.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heloiza H Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Bolsista PRODOC/CAPES Departamento de Pos-Graduacao em Linguistica

Roseli Zen Cerny, Universidade Federal de Santa Catarina

Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Licenciatura a Distância Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Centro de Ciências da Educação - CED.

Publicado

2011-06-27

Cómo citar

BARBOSA, H. H.; CERNY, R. Z. O Curso de Letras-Libras na Modalidade a Distância: avaliação de um percurso. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.8661. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8661. Acesso em: 25 abr. 2025.
Recibido 2009-05-20
Aceptado 2011-06-27
Publicado 2011-06-27