Acessibilidade para alunos surdos no ambiente virtual de aprendizagem do curso de Letras/Libras/UFSC, em polos do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.63701Palabras clave:
Letras/ LIBRAS – Surdos – Educação a Distância – Ambiente Virtual de Ensino e AprendizagemResumen
Este artigo apresenta a análise do primeiro curso de graduação de Licenciatura em Letras/LIBRAS criado pela Universidade Federal de Santa Catarina, na modalidade de Educação a Distância, quanto aos seus aspectos de acessibilidade para surdos no seu ambiente virtual de ensino aprendizagem, no atendimento às necessidades da comunidade linguística surda, tanto entre os educandos surdos, quanto entre educandos/tutores/professores das disciplinas. Foram pesquisadas duas turmas de alunos surdos dos polos no Rio Grande do Sul, em Santa Maria e Porto Alegre, grupos estes que iniciaram as atividades acadêmicas em 2006 e 2008, respectivamente.Descargas
Citas
GALLIMORE, R., THARP, R.. O Pensamento educativo na sociedade: ensino, escolarização e discurso escrito. In: MOLL, L. C.. Vygotsky e a Educação: Implicações Pedagógicas da Psicologia Sócio-Histórica. 1ª Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. Cap. 7, p. 171-199.
MULLER, Ronice Quadros; CERNY, Roseli Zen; PEREIRA, Alice Theresinha Cybis. Inclusão de surdos no ensino superior por meio do uso da tecnologia. In: QUADROS, Ronice Müller de. Estudos Surdos III. 1ª ed. Petrópolis: Arara Azul, 2008. Cap. 2, p. 30-55.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma Perspectiva Histórico-Cultural da Educação. 4ª Petrópolis: Vozes, 1997. 138 p.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi. Paradigmas Educacionais para o desenvolvimento de ambientes digitais/virtuais, visando pessoas com necessidades especiais - PNEEs. In: Congresso Tecnoneet – CIEE 2006, Murcia. As Tecnologias na Escola Inclusiva: novos cenários, novas oportunidades. Murcia: FG Graf, 2006. V. 1, p. 35-42 - Palestra da sessão de Encerramento do evento.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi. Estágio e subestágios de desenvolvimento. Projeto de Pesquisa CNPq 2003-2009. Niee-Ufrgs. 2008, p. 22-29.
STUMPF, Marianne. Língua de sinais: escrita dos surdos na Internet. 2000. V Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, Viña del Mar, Chile. Disponível em: http://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artc&cat=15&idart=109, Acesso em 30 de julho de 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.Aceptado 2017-05-17
Publicado 2017-09-08