A ideologemia como procedimento ou a discussão de Bakhtin. (Apresentação de Elena Lidia Sol e Mary Biancamano)

Autores/as

  • Serguei Tchougounnikov professor da Universidade de Magnitogorsk, pesquisador da Universidade de Paris VIII.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.4912

Palabras clave:

Leitura dialógica, carnaval, discurso,

Resumen

Nos anos 90, a obra de Bakhtin e de seu círculo (Medvedev, Volisinov) tornou-se, na Rússia, objeto de releituras, às vezes, virulentas. Faz-se uma tentativa de apresentar certas tendências de intelectuais russos ao se posicionarem em relação ao pensamento e aos conceitos bakhtinianos expostos naquele período. A “polifonia” de leituras, dita “discussão de Bakhtin”, apresenta um corte diacrônico de óticas divergentes construídas por diversas gerações de pesquisadores russo-soviéticos desde o texto motivador dos estudos semióticos na URSS dos anos 70 (Vjatch. Vsev. Ivanov) até interpretações heterogêneas dos pesquisadores de uma geração posterior (B. Grois, M. Riklin, V. Lineckij), até a geração de intelectuais russos dos últimos 30 anos.

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Biografía del autor/a

Serguei Tchougounnikov, professor da Universidade de Magnitogorsk, pesquisador da Universidade de Paris VIII.

Especialista em Semiótica, professor da Universidade de Magnitogorsk, pesquisador da Universidade de Paris VIII.

Publicado

2004-12-16

Cómo citar

TCHOUGOUNNIKOV, S. A ideologemia como procedimento ou a discussão de Bakhtin. (Apresentação de Elena Lidia Sol e Mary Biancamano). Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 7, n. 2, 2004. DOI: 10.22456/1982-1654.4912. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4912. Acesso em: 29 abr. 2025.
Recibido 2008-06-19
Aceptado 2008-06-19
Publicado 2004-12-16