Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais

Authors

  • Alzira Brando UERJ
  • Leila Nunes UERJ
  • Cátia Walter UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.43421

Keywords:

Professor com deficiência, estratégia de ensino, formação de profissionais

Abstract

A produção cientifica acerca da Educação Especial tem se ampliado de forma exponencial nas ultimas décadas.Esta literatura, ,tem mostrado, de forma exaustiva, o insucesso da pessoa com deficiência nos âmbitos educacional e social (Viana, 2006). O presente estudo, contudo,pretende mostrar o sucesso profissional de pessoas com deficiência. Mais especificamente, a presente investigação visa analisar as estratégias de ensinodedocentes com deficiência utilizadas em suas aulas. Participaram desta pesquisa quatro professoras com deficiência. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com as professoras e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. . Os resultados mostraram que os professores universitários com deficiência escolheram essa profissão no intuito de transmitir suas vivências aos seus alunos. Elas desenvolvem atividades práticas, debates, utilizam vídeos e recursos multimídia nas suas aulas, indicam a leitura de textos para os seus alunos que serve como suporte para suas aulas teóricas, buscando aproximar a teoria e a prática.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-12-22

How to Cite

BRANDO, A.; NUNES, L.; WALTER, C. Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1982-1654.43421. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43421. Acesso em: 24 jun. 2025.
Received 2013-11-04
Accepted 2013-12-20
Published 2013-12-22