Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.43421Palavras-chave:
Professor com deficiência, estratégia de ensino, formação de profissionaisResumo
A produção cientifica acerca da Educação Especial tem se ampliado de forma exponencial nas ultimas décadas.Esta literatura, ,tem mostrado, de forma exaustiva, o insucesso da pessoa com deficiência nos âmbitos educacional e social (Viana, 2006). O presente estudo, contudo,pretende mostrar o sucesso profissional de pessoas com deficiência. Mais especificamente, a presente investigação visa analisar as estratégias de ensinodedocentes com deficiência utilizadas em suas aulas. Participaram desta pesquisa quatro professoras com deficiência. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com as professoras e os dados foram submetidos à análise de conteúdo. . Os resultados mostraram que os professores universitários com deficiência escolheram essa profissão no intuito de transmitir suas vivências aos seus alunos. Elas desenvolvem atividades práticas, debates, utilizam vídeos e recursos multimídia nas suas aulas, indicam a leitura de textos para os seus alunos que serve como suporte para suas aulas teóricas, buscando aproximar a teoria e a prática.Downloads
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Publicado
2013-12-22
Como Citar
BRANDO, A.; NUNES, L.; WALTER, C. Estratégias de ensino de professoras com deficiência no nível superior: formando futuros profissionais. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1982-1654.43421. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43421. Acesso em: 24 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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Recebido 2013-11-04
Aceito 2013-12-20
Publicado 2013-12-22
Aceito 2013-12-20
Publicado 2013-12-22