Desenvolvimento de glossário de Sinais Acadêmicos em ambiente virtual de aprendizagem do curso Letras-Libras
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.14351Palavras-chave:
Ambiente virtual de aprendizagem, Educação de Surdos, Glossário, Tecnologias para acessibilidadeResumo
O movimento de inserção dos surdos no espaço acadêmico garantido pelas legislações atuais de acessibilidade e reconhecimento de sua língua tem possibilitado avanços nas pesquisas relativas à Língua Brasileira de Sinais. Os recursos tecnológicos ampliam ainda mais as perspectivas destas pesquisas e interações entre as pessoas surdas. A Universidade Federal de Santa Catarina em convênio com mais 18 instituições de ensino públicas e com apoio do Ministério da Educação tem explorado estes recursos e o espaço conquistado para ampliar o léxico de Libras de forma responsável e consciente, especialmente nas áreas de educação e linguística. Ciente da relevância deste movimento, a Equipe de Tradução do curso de Letras-Libras vem elaborando e disponibilizando aos estudantes do curso o Glossário Letras Libras. Devido às solicitações de intérpretes, pesquisadores e instituições, este artigo tem como objetivo apresentar a dinâmica do trabalho da equipe e as possibilidades de exploração dos recursos tecnológicos existentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-22
Como Citar
OLIVEIRA, J. S.; STUMPF, M. R. Desenvolvimento de glossário de Sinais Acadêmicos em ambiente virtual de aprendizagem do curso Letras-Libras. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1982-1654.14351. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/14351. Acesso em: 24 jun. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recebido 2010-06-25
Aceito 2013-08-02
Publicado 2013-12-22
Aceito 2013-08-02
Publicado 2013-12-22