Desenvolvimento de glossário de Sinais Acadêmicos em ambiente virtual de aprendizagem do curso Letras-Libras

Authors

  • Janine Soares Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marianne Rossi Stumpf Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.14351

Keywords:

Ambiente virtual de aprendizagem, Educação de Surdos, Glossário, Tecnologias para acessibilidade

Abstract

O movimento de inserção dos surdos no espaço acadêmico garantido pelas legislações atuais de acessibilidade e reconhecimento de sua língua tem possibilitado avanços nas pesquisas relativas à Língua Brasileira de Sinais. Os recursos tecnológicos ampliam ainda mais as perspectivas destas pesquisas e interações entre as pessoas surdas. A Universidade Federal de Santa Catarina em convênio com mais 18 instituições de ensino públicas e com apoio do Ministério da Educação tem explorado estes recursos e o espaço conquistado para ampliar o léxico de Libras de forma responsável e consciente, especialmente nas áreas de educação e linguística. Ciente da relevância deste movimento, a Equipe de Tradução do curso de Letras-Libras vem elaborando e disponibilizando aos estudantes do curso o Glossário Letras Libras. Devido às solicitações de intérpretes, pesquisadores e instituições, este artigo tem como objetivo apresentar a dinâmica do trabalho da equipe e as possibilidades de exploração dos recursos tecnológicos existentes.

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Author Biographies

Janine Soares Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do programa de Pós graduação em Estudos da Tradução do Centro de Comunicação Expressão da UFSC

Marianne Rossi Stumpf, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Informática na Educação e coordenadora do Curso Letras Libras EaD - UFSC

Published

2013-12-22

How to Cite

OLIVEIRA, J. S.; STUMPF, M. R. Desenvolvimento de glossário de Sinais Acadêmicos em ambiente virtual de aprendizagem do curso Letras-Libras. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 16, n. 2, 2013. DOI: 10.22456/1982-1654.14351. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/14351. Acesso em: 24 jun. 2025.
Received 2010-06-25
Accepted 2013-08-02
Published 2013-12-22