A Autopercepção da Proatividade Social Juvenil na Transformação Social: uma abordagem baseada em mineração de dados

Autores/as

  • Geraldo Magela Freitas dos Santos Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC)
  • Edilson Ferneda Universidade Católica de Brasília
  • Hércules Antonio do Prado Universidade Católica de Brasília
  • Freddy Álvarez González Universidad Politécnica Salesiana

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.14104

Palabras clave:

Proatividade Social, Mudança Social, Mineração de Dados, Modelo Neural Combinatório

Resumen

Este trabalho estuda como o estudante considera a própria proatividade social em um contexto de transformação social. O referencial teórico considera a contribuição lacaniana, sobre o Real, o Símbólico e o Imaginário, e a abordagem de Maturana e Varela, ao ver os seres humanos como organismos autopoiéticos, que vivem num acoplamento estrutural, natural, social, cultural e linguístico. Para se entender a proatividade social enquanto disposição para a ação, estudou-se a proatividade do agente social em relação ao meio social e em relação a si próprio, partindo do conceito de habitus bourdieusiano. No método, apresenta-se um caso de aplicação de tecnologias de Mineração de Dados para conhecer a autopercepção do estudante em relação ao seu papel social. O método CRISP-DM e o Modelo Neural Combinatório foram usados para obtenção de padrões entre dados de um questionário socioeconômico e redações escritas por ocasião de concurso vestibular. Busca-se subsidiar a tomada de decisão dos educadores e gestores de instituições educativas com informações sobre o perfil de seus estudantes.

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Biografía del autor/a

Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília

Drofesor Titular da Universidade Católica de Brasília, atuando no Mestrado em gestão do Conhecimento e Tecnologia na Informação e no Bacharelado em Ciência da Computação

Publicado

2012-05-03

Cómo citar

DOS SANTOS, G. M. F.; FERNEDA, E.; DO PRADO, H. A.; GONZÁLEZ, F. Álvarez. A Autopercepção da Proatividade Social Juvenil na Transformação Social: uma abordagem baseada em mineração de dados. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.14104. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/14104. Acesso em: 24 jun. 2025.
Recibido 2010-06-20
Aceptado 2012-03-04
Publicado 2012-05-03