Atividades didáticas para ensino de banco de dados e linguagens

uma proposta multidisciplinar

Autores/as

  • Toni Ferreira Montenegro Instituto Federal Farroupilha
  • Juliana Félix Gomes Araújo Montenegro

Resumen

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs no cotidiano da sociedade é uma realidade presente há algum tempo com extrema relevância no processo adaptativo do ser humano e nas transformações sociais oriundas de sua constante evolução. Através disso o objetivo do estudo foi investigar, compreender e aplicar o uso do projeto de modelagem conceitual de Banco de Dados como ferramenta para melhorar a interpretação textual no ensino médio técnico na área de informática. O desenvolvimento das Atividades Didáticas, das ações de intervenção em sala de aula, e do processo metodológico estão norteadas e alicerçadas em princípios de design que seguem as características adotadas na pesquisa em EDR. Desde a definição do problema até a análise dos resultados, a pesquisa leva em consideração alguns elementos fundamentais tanto para a produção acadêmica, quanto para a concepção de um aprendizado fundamentado em bases teóricas aplicadas e validadas na prática educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-11-20

Cómo citar

FERREIRA MONTENEGRO, T.; FÉLIX GOMES ARAÚJO MONTENEGRO, J. Atividades didáticas para ensino de banco de dados e linguagens: uma proposta multidisciplinar. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 37–44, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/130124. Acesso em: 24 jun. 2025.
Recibido 2023-02-11
Aceptado 2023-09-15
Publicado 2023-11-20