Por um modelo de processo de instrução/aprendizagem para facilitar o ciclo de design instrucional
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12148Palabras clave:
Engenharia ontológica. Design instrucional. Aprendizagem colaborativa.Resumen
Muitos modelos de design instrucional foram pro- postos e seus benefícios são evidentes. No entanto, há falta de uma notação comum e formal para descrever o produto da concepção. Isso faz com que haja dificuldade na avalia- ção do produto (o curso) em desenvolvimento. Para elimi- nar essa dificuldade, precisamos de uma estrutura formal que tenha semântica suficiente para manter a consistência do produto. Assim, este trabalho tem por objetivo propor um padrão de modelo unificado para o ensino e aprendi- zagem baseado em ontologias, que tenha potencial para apoiar algumas fases do ciclo de design instrucional. Além disso, damos um exemplo de como a instrução um a um e a aprendizagem colaborativa são modeladas com base no padrão proposto.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2009-12-22
Cómo citar
HAYASHI, Y.; ISOTANI, S.; BOURDEAU, J.; MIZOGUCHI, R. Por um modelo de processo de instrução/aprendizagem para facilitar o ciclo de design instrucional. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12148. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12148. Acesso em: 29 abr. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recibido 2010-02-22
Aceptado 2010-02-22
Publicado 2009-12-22
Aceptado 2010-02-22
Publicado 2009-12-22