Por um modelo de processo de instrução/aprendizagem para facilitar o ciclo de design instrucional
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.12148Keywords:
Engenharia ontológica. Design instrucional. Aprendizagem colaborativa.Abstract
Muitos modelos de design instrucional foram pro- postos e seus benefícios são evidentes. No entanto, há falta de uma notação comum e formal para descrever o produto da concepção. Isso faz com que haja dificuldade na avalia- ção do produto (o curso) em desenvolvimento. Para elimi- nar essa dificuldade, precisamos de uma estrutura formal que tenha semântica suficiente para manter a consistência do produto. Assim, este trabalho tem por objetivo propor um padrão de modelo unificado para o ensino e aprendi- zagem baseado em ontologias, que tenha potencial para apoiar algumas fases do ciclo de design instrucional. Além disso, damos um exemplo de como a instrução um a um e a aprendizagem colaborativa são modeladas com base no padrão proposto.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-12-22
How to Cite
HAYASHI, Y.; ISOTANI, S.; BOURDEAU, J.; MIZOGUCHI, R. Por um modelo de processo de instrução/aprendizagem para facilitar o ciclo de design instrucional. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1982-1654.12148. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/12148. Acesso em: 29 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2010-02-22
Accepted 2010-02-22
Published 2009-12-22
Accepted 2010-02-22
Published 2009-12-22