uso do Smartphone em sala de aula na disciplina de história: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.94913Keywords:
Smartphone, Ensino de História, Prática DocenteAbstract
Este trabalho buscou compreender o papel do professor de história em meio as TICs, tendo como enfoque o uso do smartphone no ambiente escolar. A metodologia utilizada foi qualitativa e descritiva, tendo por referência bibliografia relativa ao tema e questionários aplicados com professores de história dos anos finais do ensino fundamental. Como resultado observou-se: o interesse da maioria dos professores em receber formação; a necessidade de maior oferta, por parte governo, de cursos para esta finalidade e o potencial que a aprendizagem móvel traz para professores e educandosDownloads
References
BLATTMANN, U.; RADOS, G. J. V. Direitos autorais e internet: do conteúdo ao acesso. Rev. Online da Biblioteca Professor Joel Martins, Campinas, v. 2, n. 3, p. 86 – 96. Jun. 2001. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/583/598 Acesso em: 04 Nov. 2018.
BRASIL. Programa Nacional de Tecnologia Educacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/proinfo Acesso em: 28 Out. 2018.
Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES disponível em: http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ acesso em: 21 Out. 2018
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Disponível em: https://www.cetic.br/ Acesso em 17 Out. 2018.
COSTA, F. A.; CARVALHO, A. A. A. WebQuests: oportunidades para alunos e professores. In: CARVALHO, A. A. A. (Org.). Actas do Encontro sobre WebQuest. Braga, Portugual:CIEd, 2006.
DODGE, B. WebQuest: uma técnica para a aprendizagem na rede internet. Disponível em: https://www.dm.ufscar.br/~jpiton/downloads/artigo_webquest_original_1996_ptbr.pdf Acesso em: 10 Nov. 2018.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Lei n. 12884, de 3 de janeiro de 2008. Dispõe sobre a utilização de aparelhos de telefonia celular nos estabelecimentos de ensino do Estado do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.al.rs.gov.br/filerepository/replegis/arquivos/12.884.pdf Acesso em 29 Out. 2018.
FORMIGA, D. de O. et. al. A utilização das tecnologias da informação e comunicação como recurso didático no ensino de história. Acta Científica. v. 26, n. 1, 2017.p. 35 – 46. Disponível em: https://revistas.unasp.edu.br/actacientifica/article/view/1052 Acesso em: 24 Out. 2018.
FRAIHA-MARTINS, F. F.; GONSALVES, T. V. O. Processos de letramento científico digital: uso de WebQuest na formação inicial de professores. Educação & Linguagem, v. 25, n. 1, p. 75 – 93, Jan – Jun. 2018. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/view/8686 Acesso em: 17 out. 2018.
FREIRE, K. X.; RODRIGUES JUNIOR, J. F. Webquest: uma pesquisa ação de seu emprego no ensino Fundamental. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. 26 a 29 de outubro de 2009. PUCPR. p. 6309 – 6319. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2633_1139.pdf Acesso em 05 Nov. 2018.
FUKUZAKI, C. S. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor. Produções Didático-Pedagógicas 2014: A WebQuest no Ensino de História. 33 p.Disponívelem:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unioeste_hist_pdp_claudete_satiko_fukuzaki.pdf Acesso em: 4 Nov. 2018.
FUNDAÇÃO CAPES. O que é o sistema UAB. Disponível em: http://www.capes.gov.br/uab/o-que-e-uab Acesso em 28 Out. 2018.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs). Métodos de Pesquisa. Série Educação a Distânccia. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
GIOVANNI, A.; HAHN, F. A. Tecnologias educacionais no ensino de História: uma abordagem possível. Tempo, Espaço e Linguagem, Irati, v. 8, n. 2, p. 154 – 176, Jul – Dez. 2017. ISSN 2177 – 6644. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/tel/article/view/10901 Acesso em: 17 out. 2018.
GONSALES, P. Recursos educacionais abertos, formação de professores e o desafio de educar na cultura digital. In: Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação nas escolas brasileiras. TIC 2013. São Paulo: CGI.BR, 2014. Coord. Alexandre F. B. p. 53 – 59. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic-educacao-2013.pdf Acesso em: 11 Nov. 2018.
KARNAL, L. (Org). História na sala de aula: conceitos práticas e propostas. 6. Ed. São Paulo: Contexto. 2010.
MARQUETTI, C.; FALKEMBACH, G. A. M. Uso dos computadores na educação: ferramentas de TI para auxiliar o professor em sala de aula. In: TAROUCO, L. M. R.; ABREU, C. de S. (Org.). Mídias na educação: a pedagogia e a tecnologia subjacentes. Porto Alegre: Editora Evangraff/ Criação Humana, UFRGS, 2017, p. 355 – 370.
MARTINS FILHO, P. Direitos autorais na Internet. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 183-188, maio/ago. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v27n2/martins.pdf Acesso em: 04. Nov. 2018.
MENDES, M. Criando e utilizando Home Page como recurso pedagógico para o ensino de Geografia. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1969-6.pdf?PHPSESSID=2010011508402857. Acesso em 8 Nov. 2018.
PAIVA, U. B. WebQuest como recurso para aprender história no IFAC. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC). v. 3, n. 6, 2017, p. 119 – 130. Disponível em: http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/teste/article/view/188 Acesso em: 04 Nov. 2018.
PINSKY, J. PINSKY; C. B. Por uma história prazerosa e consequente. In: KARNAL, L. (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2015 p. 17 – 36.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. Lei n. 11.067, de 10 de maio de 2011. Proíbe o uso dos aparelhos de telefonia nas escolas públicas da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências. Disponível em: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cgi-bin/nphbrs?s1=000031676.DOCN.&l=20&u=/netahtml/sirel/simples.html&p=1&r=1&f=G&d=atos&SECT1=TEXT Acesso em: 29 Out. 2018.
PROGRAMA HORA DO ENEM. TV Escola. Disponível em: https://tvescola.org.br/tve/serie/hora-do-enem/home Acesso em 28 Out. 2018.
REPOSITÓRIO DIGITAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RUI GRANDE DO SUL (LUME) Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/ acesso em: 21 Out. 2018
SCHMIDT, M. A. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, C. (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2015. 12° Ed. 2° Reimpressão. p. 54 – 66.
SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE. Disponível em: http://www.scielo.org/php/index.php?lang=pt Acesso em: 20 Out. 2018.
THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TRINDADE, S. M. da G. D. do C. O passado na pontados dedos: o mobile learning no ensino de história no 3° CEB e no Ensino Secundário. Tese de Doutorado: Especialidade Ensino de Didática da História. Coimbra: Universidade de Coimbra. 2015.
VALENTIM, J. Cibercultura e Educação: transformações e possibilidades na prática pedagógica do ensino básico. Anais III CONAPESC, v.1, 2018, ISSN 2525-399. Disponível emhttp://editorarealize.com.br/revistas/conapesc/trabalhos/TRABALHO_EV107_MD1_SA12_ID110_07042018193831.pdf Acesso: em 13 out. 2018.
VIEIRA, H. I. A.; FERREIRA, C. A. F. As aplicações móveis no ensino de história e no desenvolvimento da consciência história. Revista História Hoje. v. 5, n. 9, p. 205 – 220, 2016. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/244 Acesso em: 25 Out. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2020-05-28
Published 2020-11-22