Contribuições do Superlogo ao Ensino de Geometria
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.9142Keywords:
Matemática, Informática, Geometria, Ensino, Aprendizagem, Educação, Educativa, Informação, Tecnologia e SuperLogo.Abstract
Existem inúmeras críticas ao ensino de Geometria. Alguns pesquisadores afirmam que o trabalho docente, no qual predomina a memorização em detrimento à compreensão, não incentiva o aluno a buscar uma aprendizagem significativa, podendo despertar atitudes negativas em relação à aquisição de conceitos. O ideal seria trabalhar em um ambiente em que a geometria pudesse ser desenvolvida de forma concreta e lúdica, motivando a criatividade e o raciocínio lógico-matemático. Nessa direção, o ambiente proporcionado pelo SuperLogo exerce um papel fundamental ao auxiliar o processo de ensino/aprendizagem e o raciocínio criativo, abrindo perspectivas de trabalho, valorizando a resolução de problemas e tornando as idéias matemáticas significativas. Assim, este artigo tem por objetivo discutir sobre a importância da utilização do Programa Computacional SuperLogo, analisando suas principais contribuições ao ensino e desenvolvendo nos alunos uma aprendizagem significativa dos conceitos geométricos, fazendo com que o educando pense a respeito de si próprio, tornando-se agente ativo na construção de sua própria aprendizagem, favorecendo o processo de desenvolvimento cognitivo.Downloads
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2011-06-27
How to Cite
MOTTA, M. S. Contribuições do Superlogo ao Ensino de Geometria. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.9142. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9142. Acesso em: 25 apr. 2025.
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Artigos
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Received 2009-06-29
Accepted 2011-06-27
Published 2011-06-27
Accepted 2011-06-27
Published 2011-06-27