Interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.8172Keywords:
Interdisciplinaridade.Transdisciplinaridade. Reflexividade.Interculturalidade. Projeto Tecnologias Digitais e Antropologia.Abstract
Esse artigo aponta para a necessidade de uma aprendizagem da transdisciplinaridade e de quanto ela exige de tempo, implicação e compromisso dos pesquisadores e de suas instituições. Destaca a idéia de transgressão contida na palavra, como também a define como o que está entre, através e além das disciplinas. Atividade liminar ou de passagem, a transdisciplinaridade é aqui descrita em diversas de suas características, apresentadas pela “Carta da Transdisciplinaridade” (nov./1994). Relata as reflexões que geraram o Projeto Tecnologias Digitais e Antropologia (TDA), desenvolvido em uma parceria Portugal-Brasil entre o CEMRI (Laboratório de Antropologia Visual da Universidade Aberta de Portugal) e o NuPH (Núcleo de Pesquisa em Hipermídia da Universidade Católica de São Paulo) e o Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie e todos os desenvolvimentos pretendidos, como uma práxis em germe da transdisciplinaridade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2005-11-10
How to Cite
RIBEIRO, J. da S. Interdisciplinaridade. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 8, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1982-1654.8172. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/8172. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2009-04-01
Accepted 2009-04-01
Published 2005-11-10
Accepted 2009-04-01
Published 2005-11-10