Os princípios da lógica da narrativa transmídia no planejamento de aulas EaD
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.76147Keywords:
Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação a distância, Gênero Digital, Narrativa TransmídiaAbstract
O objetivo do presente trabalho é verificar em que medida o conceito de transmídia pode contribuir para a organização de materiais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O AVA é aqui considerado um gênero digital e parte-se do pressuposto de que a lógica da narrativa transmídia possa ser a ele associado a fim de tornar aulas a distância mais atrativas e próximas da realidade do aluno. A metodologia da pesquisa segue as seguintes etapas: a) pesquisa bibliográfica sobre a) Cibercultura, tomando como fundamentação teórica os autores Lévy (1999) e Santaella (2004); b) Narrativa Transmídia, tendo Jenkins (2009) como autor-base; c) Gênero Digital, fundamentando-se em Marcuschi e Xavier (2004), Marcuschi (2008) e Marcuschi (2005); b) observação estruturada não participante para criação de uma lógica de criação de materiais a partir da lógica da narrativa transmídia, fundados em Jenkins (2009b), e os princípios mais gerais de elaboração de materiais para ambientes digitais de Lopes e Alves (2011), bem como as recomendações de Laurel (2001).Downloads
References
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. (Org.). Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p.278-326.
BRAGA D. B. A comunicação interativa em ambiente hipermídia: as vantagens da hipermodalidade para o aprendizado no meio digital. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (Org.). Hipertexto e gêneros digitais. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. p. 144-162.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. Atlas. São Paulo. 1994.
GOMEZ, J. Pergunta: o que é transmídia? Jeff Gomez, o midas das mídias, explica. São Paulo, 2010. Disponível em: <http://multishow.globo.com/Bastidores/Noticias/O-que-e-transmidia--Jeff-Gomez--o-midas-das-midias--explica.shtml>. Acesso em: 20 dez. 2013.
JENKINS, Henry. The revenge of the origami unicorn : Seven Principles of TransmediaStorytelling. [S.l.], 2009b. Disponível em: <http://henryjenkins.org/2009/12/the_revenge_of_the_origami_uni.html>. Acesso em: 27 maio 2013.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo, Aleph: 2009a.
JOHNSON, L. et al. NMC horizon report. K12 ed. Texas: The New Media Consortium, 2013.
LAUREL, Brenda. Creating core content in a post-convergence world. New York, 2001. Disponível em: <http://www.tauzero.com/Brenda_Laurel/Recent_Talks/ ContentPostConvergence.html>. Acesso em: 21 mar. 2013.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LEMOS, André; CARDOSO, Cláudio; PALACIOS, Marcos. Revisitando o projeto sala de aula no século XXI. [S.l., 2013?]. Disponível em <http://www.proged.ufba.br/ead/EAD%209-30.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2013.
LOPES, T. R. C.; ALVES, Isa Mara da Rosa. Novos meios, novas práticas de ensino-apredizagem: proposta de produção colaborativa de um twitconto. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, p. 1-10, 2011.
LOPES, M. L. P. Pesquisa interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. DELTA v. 10, n 2, p. 329-338, 1994.
MAINGUENEAU, D. Hipergênero, gênero e internet. In: MAINGUENEAU, D. ; POSSENTI, Sírio, SILVA, Maria Cecília Perez de Souza e (Org.). Doze conceitos em análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2010. p. 14-38.
MARCUSCHI, L. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (Org.). Hipertexto e gêneros digitais. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005b. p. 13-67
MARCUSCHI, L. A. O hipertexto como um novo espaço de escrita em sala de aula. Linguagem & Ensino, Porto Alegre, v. 4, no 1, p. 79-111, 2001.
RENÓ, D.; e RENÓ L. Narrativa transmídia e interfaces interativas como suportes para a educação. Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 1-11, 2013. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs/index.php/ acaomidiatica/article/view/32718/21224>. Acesso em: 18 fev. 2014.
SANTAELLA, Lúcia. Matrizes da linguagem e pensamento. São Paulo: Iluminuras, 2001.
SANTAELLA, L. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SANTAELLA, L. Hipermídia e transmídia, as linguagens do nosso tempo. [S.l.], 2012. (48 min 51 s). Disponível em: <http://youtu.be/vzlhvVHLE1s>. Acesso em: 20 dez. 2013. Referente a Conferência durante o 4o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. Recife, novembro de 2012.
SHARDA, N. Using storytelling as the pedagogical model for web-based learning incommunities of practice.emkaracapilidis: web-based learning solutions for communities of practice: developing virtual environments for social and pedagogical advancement. Hershey: IGI Global, 2010.
XAVIER, A. C. Letramento digital e ensino. In: SANTOS, C.F.; MENDONÇA (Org.). Alfabetização e letramentos: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 133-148.
VERSUTI, Andréa et al. Narrativa transmídia: diversidade social, discursiva e comunicacional da cibersociedade. São Paulo, 2011. Disponível em <http://confibercom.org/anais2011/pdf/st2-andreaversuti.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014.
PAIVA, V.L.M.O. E-mail: um novo gênero textual. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A.C. (Org.). Hipertextos e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. p. 68-90.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2017-10-14
Published 2017-12-31