TECNOLOGIAS E SAÚDE MENTAL: uma plataforma de jogos digitais para jovens com transtornos de desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.67985Palavras-chave:
Plataforma de jogos, Jovens, Autismo, Cognição, Saúde mental.Resumo
Esta pesquisa apresenta o percurso de implementação de uma plataforma de jogos digitais junto a oficinas que fazemos com jovens atendidos no CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial da Infância e da Adolescência de Mossoró O aporte teórico que sustenta o trabalho considera especialmente os estudos de Gilbert Simondon sobre os processos de individuação dos seres vivo físico e técnico e as construções de Francisco Varela sobre o modo de funcionamento da cognição. A metodologia empregada no fazer é qualitativa integrando a tessitura de diários de bordo nas oficinas, a análise de dispositivos presentes em jogos e a escolha de tecnologias para o desenvolvimento da plataforma. Como resultados do trabalho, apresentamos deslocamentos e transformações cognitivas e afetivas que pudemos distinguir como recorrentes no percurso dos jovens autistas nas oficinas de jogos e o estágio final de desenvolvimento da plataforma que será validada em ambientes de saúde mental e educação.Downloads
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