Tecnologia e(m) sala de aula: oportunidades para (re)conciliar a Internet e o trabalho do professor
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.57230Keywords:
Novas tecnologias. Internet. Língua portuguesa – Ensino. Prática de pesquisa.Abstract
O objetivo do texto é levantar discussão sobre modos de a tecnologia comparecer em sala de aula como uma aliada dos professores em suas práticas pedagógicas. Damos ênfase ao uso da internet e abordamos formas de explorar seu potencial de maneira que o professor conduza o processo de ensino-aprendizagem pela aproximação com a realidade que o estudante de hoje experimenta. Trazendo reflexões como a de Tornaghi (2010) sobre tecnologia na escola e de Ninim (2008) sobre o papel da pesquisa na sala de aula, discutimos oportunidades de envolver os estudantes pelo recurso à internet nas aulas de Língua Portuguesa e nas atividades de pesquisa escolar em geral, exemplificando e defendendo o papel de mediador que o professor exerce nessa nova configuração.Downloads
References
BERNARDES, Alessandra Sexto; FERNANDES, Olívia Paiva. A pesquisa escolar em tempos de Internet. In: FREITAS, M. T. de A.; COSTA, S. R. (Orgs.). Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
DEMO, Pedro. O porvir: desafios das linguagens do século XXI. Curitiba, PR: Editora IBPEX, 2007.
LUCKESI, Cipriano. Considerações gerais sobre avaliação no cotidiano escolar. Entrevista concedida à "Aprender a Fazer", Curitiba, PR, nº 36, 2004, p. 4-6. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/artigosavaliacao.htm>. Acesso em: 18 jun. 2014.
LUCKESI, Cipriano. Entrevista publicada na Folha Dirigida, Rio de Janeiro, nº 1069, de 06/10/2006, caderno "Aprender", pág. 9. Disponível em: <http://www.luckesi.com.br/artigosavaliacao.htm>. Acesso em: 18 jun. 2014.
NINIM, Maria Otilia Guimarães. Pesquisa na escola: que espaço é esse? O conteúdo ou o do pensamento crítico? In: Educação em Revista, Belo Horizonte, nº 48, p. 17-35, dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982008000200002>. Acesso em: 16 mai. 2014.
SOBRAL, Adail. Internet na escola: o que é, como se faz? São Paulo: Edições Loyola, 1999.
TORNAGHI, Alberto. O que a escola faz com a tecnologia? E o que a tecnologia faz com a escola? In: Revista TV Escola - Tecnologias na Educação. Curitiba, nº 1, p. 24-25, mar./abr. 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 mai. 2014.
VALENTE, José Armando. Computadores e conhecimento: repensando a educação. 2. ed. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1998. p. 501.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2015-10-07
Published 2016-01-16