Uma Ferramenta de Mineração de Texto para Apoio à Leitura e Escrita Autoral
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.55613Keywords:
Leitura. Escrita. Autoria. Aprendizagem. Mineração de texto.Abstract
Este artigo apresenta um estudo sobre o potencial de uma ferramenta de mineração de texto para auxiliar no processo de leitura e escrita autoral. No mundo letrado, a leitura e escrita estão diretamente ligadas aos processos de aprendizagem, favorecendo a formação do pensamento crítico e argumentativo. Dados estatísticos mostram que em países em desenvolvimento, como o Brasil, os estudantes demonstram grande dificuldade em escrever ou interpretar textos. Visando minimizar tais dificuldades, este estudo apresenta uma proposta que alia práticas pedagógicas e recursos tecnológicos para contribuir com os processos de leitura e escrita. O artigo apresenta um estudo envolvendo 22 estudantes que participaram de atividades de leitura e escrita em um curso semi-presencial de 30 horas. Os resultados do estudo, realizado por uma perspectiva qualitativa, permitiram concluir que as ferramentas e estratégias propostas contribuíram para o desenvolvimento de uma escrita autoral pelos participantes.Downloads
References
ANDERSON, R. C.; PEARSON, P. D. A schema-theoretic view of basic processes in reading comprehension. In________. CARREL, P. L.; DEVINE, J.; ESKEY, D. E. (Ed.). Interactive approaches to second language reading: 8th edition. Cambridge: Cambridge University Press, 1998, p. 37-55.
ASSOLINI, F.E.P. Interpretação e letramento: os pilares de sustentação da autoria. 2003. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, Ribeirão Preto, 2003.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: ________. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2001, p. 277 – 327.
BEENVENISTE, E. Da subjetividade na linguagem. In: ________. Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes, 1995.
BEISSNER, K.; JONASSEN, D. H.; GRABOWSKI, B. L. Using and selecting graphic techniques to acquire structural knowledge. Performance Improvement quarterly, v. 7, n. 34, p. 20-38, 1994.
BRONCKART, J. P. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio - discursivo. Sao Paulo: EDUC, 1999.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FARCLOUGH, N. Media discourse. New York: Edward Arnold, 1985.
FENG, C.; OGATA, H.; Hada, Y.; Yano, Y. Marked-up text mining for error analysis in a networked writing classroom, Tokyo, Japan. Proceedings... s/l: s/n. 1999, v.1, p.378-385, 1999.
FERRER, F.; BELVÍS, E.; PÀMIES, J. Tablet PCs, academic results and educational inequalities. Computers and Education, v. 56, n. 1, p. 280-288, 2011.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Artmed,1995.
FUCHS, C. La paraphrase. Paris: Press Universitaires de France, 1982.
GERALDI, J. W. Operadores de argumentação e diálogo. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 9, p.143-157, 1985.
GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: ________. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. Tradução Frederico Carottti. São Paulo: Companhia das letras, 1980.
HYERLE, D. N. Visual tools for transforming information into knowledge. Thousand Oaks: Corwin Press, 2009.
JENNER, J. A bridge to reading and writing literacy: developing oral language skills in young children. Pacific Educator, v. 2, n. 1, 2003.
KLEIMAN, A. Aspectos cognitivos da leitura. Campinas: Pontes, 1989.
KLEMANN, M.; LORENZATTI, A.; REATEGUI, E. O emprego da ferramenta de mineração de textos sobek como apoio à produção textual. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 20, 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: SBC, 2009.
LUU, K; FREEMAN, J. G. An analysis of the relationship between information and communication technology (ICT) and scientific literacy in Canada and Australia. Computers and Education, v. 56, n. 4, p. 1072-1082, 2011.
MACEDO, A. Rede de Conceitos: uma ferramenta para contribuir com a prática pedagógica no acompanhamento da produção textual coletiva. 2010. 206 f. Tese (Doutorado) – Progama de Pós Graduação em Informática na Educação, UFRGS, Porto Alegre, 2010.
MARASCHIN, C.; AXT, M. Acoplamento tecnológico e cognição. In: VIGNERON, J.; OLIVEIRA, V. B. de (org.). Sala de aula e tecnologias. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2005, p. 39-51,.
MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
MARZANO, R. J.; PICKERING, D. J.; POLLOCK, J. E. Classroom instruction that works: research-based strategies for increasing student achievement. Alexandria, United States of America: Association for Supervision and Curriculum Development, 2001.
MOHAMED, W. A. W.; OMAR, B. Using concept map to facilitate writing assignment. In: CAÑAS, A. J.; AHLBERG, M. & NOVAK, J. D. (Eds.), INTERNATIONAL CONFERENCE ON CONCEPT MAPPING, 3, 2008, Tallin, Estonia and Helsinki. Proceedings... Tallin, Estonia and Helsinki: IHMC, 2008.
OECD. PISA 2006: science competencies for tomorrow’s world. OECD Publishing, 2006.
________. PISA Results 2012: what students know and can do – student performance in reading, mathematics and science. OECD Publishing, 2012.
ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, 1988.
PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso. In: GADET, F; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michael Pêcheux. Campinas: Unicamp, 1998, p. 61-161.
PETKO, D. Teachers’ pedagogical beliefs and their use of digital media in classrooms: sharpening the focus of the ‘will, skill, tool’ model and integrating teachers’ constructivist orientations. Computers and Education, v. 58, n. 4, p. 1351-1359, 2012.
PONCE, H. R.; LÓPEZ, M. J.; MAYER, R. E. Instructional effectiveness of a computer-supported program for teaching reading comprehension strategies. Computers and Education, v. 59, n. 4, p. 1170-1183, 2012.
POSSENTI, S. Enunciação, autoria, estilo. Revista da FAEEBA, n.15, p.15-21, 2001.
________. Discurso e texto: imagem e/de constituição. In: ________. Sobre a estruturação do discurso. Campinas: UNICAMP, 1981.
REATEGUI, E.; EPSTEIN, D.; LORENZATTI, A.; KLEMANN, M. Sobek: a Text Mining Tool for Educational Applications. In: IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON DATA MINING, 2011, Las Vegas, United States of America. Proceedings… Las Vegas: IEEE. 2011, p. 59-64.
REATEGUI, E.; KLEMANN, M. ; FINCO, M. D. Using a Text Mining Tool to Support Text Summarization. In: IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES (ICALT), 12, 2012, Rome, Italy. Proceedings... Rome: IEEE. 2012, p. 607-609.
RIZZO, G. Fundamentos e metodologia da alfabetização – Método Natural. 4 ed. Rio de Janeiro: Coleção Educação Prática, 1986.
RUDDELL, M. R. Teaching content reading and writing, 3 ed. New York: John Wiley & Sons, 2001.
SERCE. Second regional comparative and exploratory study: student achievement in latin america and the caribbean. santiago: OREALC/UNESCO, 2008. 52p. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001610/161045E.pdf
SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
TFOUNI, Leda. Múltiplas faces da autoria. Ijuí: UNIJUÍ, 2009.
VILLALÓN, J., KEARNEY, A., CALVO, R. A., REINMANN, P. Glosser: enhanced feedback for student writing tasks. IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES, 8, Santander, Spain. Proceedings… Santander: IEEE. 2008, p. 454-458.
WARSCHAUER, M. Laptops and literacy: learning in the wireless classroom. New York: Teachers College Press, 2006.
WEI, C.W., HSIEH, Z. H., CHEN, N. S., KINSHUK. Construction of reading guidance mechanism on e-book reader applications for improving learners’ english comprehension capabilities. In: IEEE INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED LEARNING TECHNOLOGIES, Rome, Italy. Proceedings… Rome: IEEE. 2012, p. 170-172.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2016-02-21
Published 2016-11-05