O Uso da Ferramenta Modellus no Ensino de Física: uma abordagem a luz da Teoria dos Campos Conceituais

Autores

  • Marcelo Esteves Andrade Instituto Federal do Espirito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.51782

Palavras-chave:

Modellus, Modelagem, TIC, ensino de Física, Campos Conceituais

Resumo

Neste artigo relatamos uma experiência com uso da ferramenta de modelagem computacional Modellus, que é um software livre com fins educacionais desenvolvido para implementação de atividades complementares no ensino de ciências e matemática. Uma sequência didática usando esta ferramenta foi aplicada em duas turmas de 1º Ano do ensino médio em uma escola da rede privada do estado do Rio Grande do Sul. A estratégia de aplicação foi baseada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, que diz que a conceitualização é o centro do desenvolvimento cognitivo. Através das observações feitas durante a aplicação desta proposta e dos resultados obtidos, vimos que uma estratégia de ensino baseada no uso de tecnologias como esta, permitem um aprendizado mais eficaz, visto que o contato e a interação dos alunos com o objeto de estudo e com as ferramentas educacionais é muito maior quando comparado com as metodologias tradicionais, por isso esta estratégia apresenta um grande potencial como recurso educacional para o ensino de Física.

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Biografia do Autor

Marcelo Esteves Andrade, Instituto Federal do Espirito Santo

Licenciado em Fisica pela UFES mestre em Ensino de fisica pela UFRGS professor do Instituto Federal do Espirito Santo

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Publicado

2015-07-29

Como Citar

ANDRADE, M. E. O Uso da Ferramenta Modellus no Ensino de Física: uma abordagem a luz da Teoria dos Campos Conceituais. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1982-1654.51782. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/51782. Acesso em: 24 jun. 2025.
Recebido 2014-11-21
Aceito 2015-06-02
Publicado 2015-07-29