Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.43608Keywords:
Educação de Jovens e Adultos, Blog, Educação Matemática, Etnomatemática.Abstract
Esse presente trabalho foi realizado com turmas de sétima e oitava séria da Educação de Jovens e Adultos (EJA) numa escola municipal. A escolha dos temas partiu da necessidade de inclusão tanto digital quanto cultural visto que a maioria dos alunos das turmas apresentava mínima ou até nenhuma formação digital e informação cultural sobre culinária africana. Os objetivos principais do projeto foram: incluir jovens e adultos na educação digital, principalmente nas redes de informação e comunicação (blog); evidenciar o processo de autoria dos alunos; conhecer e discutir sobre a culinária africana e sua influencia na história das receitas típicas brasileiras; elaborar atividades da disciplina de Matemática relacionando-as com as receitas; disponibilizar jogos, informações extras e vídeos relativos aos temas do projeto para contemplas outras áreas do conhecimento. A metodologia adotada foi à construção de um blog para cada uma das duas turmas envolvidas no projeto com a finalidade de hospedar as atividades das comidas africanas, pesos e medidas e cálculos matemáticos. A Etnomatemática, as mídias, fizeram parte dessa construção coletiva do conhecimento onde cada participante teve o seu papel como sendo principal e mais ainda fundamental em todas as etapas do projeto que ainda deixa vários vieses de continuação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-12-28
How to Cite
BALDUINO, G. E.; DE SOUZA JUNIOR, A. J.; REINALDO, I. Educação de Jovens e Adultos na Cultura Digital. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.43608. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/43608. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2013-11-12
Accepted 2014-08-19
Published 2014-12-28
Accepted 2014-08-19
Published 2014-12-28