Inclusão Digital e Deficiência Visual: Análise do Uso de Ferramentas de Comunicação pela Internet
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.42852Keywords:
Inclusão digital, Deficientes visuais, Estudo experimentalAbstract
A deficiência visual pode ser definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. Como o nível de acuidade visual pode variar, as deficiências visuais são classificadas em dois grupos: cegueira ou visão subnormal. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, somente no Brasil mais de seis milhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência visual. Em virtude de a inclusão digital ser um tema de expressiva relevância social, este trabalho objetiva analisar, por meio de um estudo experimental, como ela contribui para a socialização de portadores de deficiências visuais com base em três ferramentas de comunicação e interação social disponíveis na internet: Facebook, Google e Hotmail. A análise constatou que apesar de existirem decretos que obrigam sites a promoveram a acessibilidade, nem todos seguem a legislação, o que contribui para a falta de independência e autonomia dos deficientes visuais no acesso aos meios de informação e comunicação.Downloads
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Published
2014-06-30
How to Cite
MORCELLI, R. D.; SEABRA, R. D. Inclusão Digital e Deficiência Visual: Análise do Uso de Ferramentas de Comunicação pela Internet. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.42852. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/42852. Acesso em: 25 jun. 2025.
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Artigos
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Received 2013-09-27
Accepted 2014-03-30
Published 2014-06-30
Accepted 2014-03-30
Published 2014-06-30