Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.26104Keywords:
Educação Matemática. Ensino de Geometria. Formação de Professores. GeoGebra.Abstract
O artigo relata uma pesquisa feita com professores de Matemática, durante a realização de um curso que abordou o uso do GeoGebra e o estudo da geometria euclidiana plana. Os objetivos foram obter informações sobre o uso que os professores fazem dos recursos tecnológicos presentes nas escolas e qual a importância que eles atribuem ao software GeoGebra. Observamos ainda os conhecimentos dos professores sobre alguns conteúdos de geometria euclidiana e a relação que eles estabelecem sobre saber geometria para utilizar o GeoGebra. A pesquisa tem cunho qualitativo e para atingir os objetivos utilizamos um questionário, gravação em áudio e observações. Dentre os resultados destacamos a insegurança e o fascínio que os professores sentem na utilização do GeoGebra, a falta de percepção de que para ensinar geometria não basta ter um software, ou seja, também é necessário conhecer os conceitos geométricos, além de lacunas no conhecimento de tais conteúdos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-06-27
How to Cite
LOVIS, K. A.; FRANCO, V. S. Reflexões sobre o uso do GeoGebra e o Ensino de Geometria Euclidiana. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1982-1654.26104. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/26104. Acesso em: 26 apr. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2012-02-24
Accepted 2013-04-03
Published 2013-06-27
Accepted 2013-04-03
Published 2013-06-27