Plantas, máquinas e interafectividade
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.22807Palabras clave:
plant, resonance, inter-affectivity, interaction, hybridResumen
A presente comunicação investiga o acoplamento entre plantas e sistemas artificiais no contexto da arte sob a filosofia dos objetos técnicos desenvolvida por Gilbert Simondon. O foco de nosso trabalho é posto sobre o processo de invenção de objetos técnicos para argumentar que a obra de arte, quando resultante desse processo, ressona ao ar tista e ao observador como um nó de sinergias existentes. Tais sinergias, emergentes dos acoplamentos entre diversos sistemas (o sistema mental do artista, do observador e o sistema da obra), são mantidas por ligações afetivas. Argumentamos que estes sistemas têm suas camadas de indeterminação e complexidade expandidas quando organismos naturais, como plantas, são hibridizados a eles.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-08-05
Cómo citar
NÓBREGA, C. A. M. da. Plantas, máquinas e interafectividade. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 15, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.22807. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/22807. Acesso em: 24 jun. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.
Recibido 2011-09-01
Aceptado 2012-05-29
Publicado 2012-08-05
Aceptado 2012-05-29
Publicado 2012-08-05