Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas

Authors

  • Carlos Tadeu Queiroz Morais UFRGS/PGIE
  • Sérgio Roberto K. Franco UFRGS/PGIE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.22245

Keywords:

Ensino a distância. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Sistema de Recomendação.

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo de caso utilizando alertas e recomendações possivelmente adapta- tivos para alunos e professores aplicados ao ensino me- diado por computador. O estudo contempla apoiar o aluno de maneira simples e objetivo no monitoramento das suas ações tomadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A base teórica desta pesquisa está centrada no conceito de turmas heterogêneas, levando em consideração o perfil dos alunos, formação acadêmica, diferentes níveis de conhe- cimento, estratégias de ensino e sistemas de recomenda- ções. Para tanto, o material didático é preparado prevendo atividades que são disponibilizados através de AVA, tais como MOODLE e TELEDUC. Enfim, utilizou-se técnicas de recomendações para identificar os alunos com baixas inte- rações, medir os níveis de participação e conhecimento dos mesmos, viabilizando a adaptação a construção de grupos potencializados a cooperação, e como resultado se propôs um modelo de recomendação, cuja arquitetura agrega as áreas de pesquisa de tecnologia da informação e da edu- cação.

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Published

2012-05-03

How to Cite

MORAIS, C. T. Q.; FRANCO, S. R. K. Estudo de Caso de Alertas e Recomendações para Educação a Distância Aplicado em Turmas Heterogêneas. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2012. DOI: 10.22456/1982-1654.22245. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/22245. Acesso em: 24 jun. 2025.
Received 2011-09-05
Accepted 2012-05-03
Published 2012-05-03