Rede de Conceitos: uma ferramenta para contribuir com a prática pedagógica no acom- panhamento da produção textual coletiva
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.21078Abstract
A presente tese de doutorado tem como objetivo principal identificar possibilidades de práticas pedagógicas a partir das informações geradas por uma ferramenta denominada Rede de Concei- tos. Tais informações são extraídas de textos produzidos pelos participantes/alunos no Editor de Texto Coletivo – ETC. Assim, busca-se identificar de que forma esta Rede pode auxiliar na qualifi- cação da prática pedagógica e, a partir dos resultados, apontar possibilidades para tais práticas. A validação dessa ferramenta aconteceu em um curso de extensão cujo tema foi Competências para o trabalho em equipe. Tal curso foi oferecido à comunidade pelo Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada para a pesquisa foi de cunho qualitativo com foco em estudo de caso. A partir daí, a Rede de Conceitos foi aplicada em textos desenvolvidos em diferentes disciplinas/cursos, de onde foi possível perceber a relação entre tal Rede e o tema desenvolvido no texto, mesmo sem tê-lo lido antes. Além disso, também foi possível identificar, sem ter lido a produção textual, dados qualitativos dessa produ- ção, uma vez que a Rede identifica textos com necessidade de aprimoramento e os qualitativamen- te bem desenvolvidos. Essas constatações favoreceram a construção de algumas possibilidades de práticas pedagógicas, as quais têm por objetivo apoiar o professor que hoje tem que administrar uma sobrecarga de trabalho advinda dos contextos digitais coletivos, como é o caso do Editor de Texto Coletivo aqui trabalhado. Assim, este estudo apresenta uma ferramenta e, a partir dela, alternativas de práticas pedagógicas. A intenção é criar condições para que tais práticas sejam desenvolvidas com qualidade e favoreçam a grande demanda de trabalho que os espaços digitais vinculam às práticas a distância.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-06-28
How to Cite
MACEDO, A. L. Rede de Conceitos: uma ferramenta para contribuir com a prática pedagógica no acom- panhamento da produção textual coletiva. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.21078. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21078. Acesso em: 25 apr. 2025.
Issue
Section
Theses Abstracts
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2011-06-28
Accepted 2011-06-28
Published 2011-06-28
Accepted 2011-06-28
Published 2011-06-28