Explorando a Corrida Espacial da Guerra Fria por meio de uma Aplicação Web
Uma Experiência Audiovisual
DOI:
https://doi.org/10.22491/1982-1654.140929Palavras-chave:
Corrida Espacial, Desenvolvimento de software, Jogos educacionaisResumo
Nas últimas décadas, as mudanças tecnológicas têm transformado diversos campos, incluindo a educação. A Internet promove a disseminação de informações em todas as áreas do conhecimento. Uma das formas de disseminação são os Objetos de Aprendizagem (OA), que permitem a criação e reutilização de conteúdos educacionais em múltiplos contextos, como páginas HTML. Assim, este trabalho visa o desenvolvimento e a implementação de uma aplicação web que aborda a corrida espacial durante a Guerra Fria, utilizando elementos audiovisuais, como vídeos e animações, e recursos em 3D.
Downloads
Referências
Almeida, F. E. V. de. Um comparativo entre frameworks javascript para desenvolvimento de aplicações front-end. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) – Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39459. Acesso em: 18 jun. 2024.
Camargo, J. Visualização de Funções Matemáticas em Tempo Real: Uma Abordagem de Apoio ao Ensino de Matemática aos Alunos Ingressantes em Engenharia 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Jose-Camargo-16/publication/266260697_VISUALIZACAO_DE_FUNCOES_MATEMATICAS_EM_TEMPO_REAL_UMA_ABORDAGEM_DE_APOIO_AO_ENSINO_DE_MATEMATICA_AOS_ALUNOS_INGRESSANTES_EM_ENGENHARIA/links/542b49fa0cf27e39fa9180eb/VISUALIZACAO-DE-FUNCOES-MATEMATICAS-EM-TEMPO-REAL-UMA-ABORDAGEM-DE-APOIO-AO-ENSINO-DE-MATEMATICA-AOS-ALUNOS-INGRESSANTES-EM-ENGENHARIA.pdf. Acesso em: 23 maio 2024.
De Freitas Junior, N.; Izaguirry, N.; De Freitas, N. M. C. Objetos de aprendizagem para o ensino da história: uma busca na web. Revista Latino-Americana de História, v. 2, n. 6, p. 752-766, 2013.
De Morais, R. X. T. Software educacional: a importância de sua avaliação e do seu uso nas salas de aula. 2003. Monografia (Especialização em Informática Educativa) – Faculdade Lourenço Filho, Fortaleza, 2003.
Fernandes, T. P. Proposta inicial de um processo de desenvolvimento web front-end utilizando web components. 2017. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciência da Computação, Centro de Ciências 53 Tecnológicas, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes, 2017.
Figma. Best Practice Guides. Disponível em: https://www.figma.com/bestpractices/guides/. Acesso em: 20 jun. 2024.
Garrett, J. J. The Elements of User Experience. 2. ed. Berkeley, CA, New Riders, 2000.
Royal Museums Greenwich. Space Race Timeline. Disponível em: https://www.rmg.co.uk/stories/topics/space-race-timeline. Acesso em: 23 maio 2024.
Sá, G. C. B. e. Desenvolvimento front-end: módulo aluno do software educacional Loop Academic. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/items/c18bc65f-c078-435d-9224-a05831bcccfc. Acesso em: 23 maio 2024.
Silva, F. V. R. da. Utilizando React.js para desenvolvimento de uma interface gráfica para o sistema web CEUA. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023. Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76407. Acesso em: 23 de maio de 2024.
Vite. Documentação oficial. Disponível em: https://pt.vitejs.dev/guide/. Acesso em: 23 de maio de 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.Aceito 2024-10-26
Publicado 2024-12-22