Analysis of the importance of social/racial quotas through ENEM’s microdata mining
Abstract
A análise de dados educacionais pode propiciar novas métricas e trazer informações relevantes para a criação de ferramentas. Estas buscam desenvolver habilidades específicas dos alunos com a finalidade de aumento de performance, aprimoramento de metodologias existentes e, principalmente, desenvolvimento de políticas educacionais. Visto esse cenário, um estudo foi realizado com o objetivo de mensurar o impacto da situação econômica e social dos estudantes brasileiros. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no Brasil, é utilizado pelos alunos como uma das vias de inscrição e ingresso no sistema de ensino superior, e também como forma de obtenção de bolsas de estudos. O objetivo principal deste artigo é enfatizar a importância da presença das cotas raciais e sociais, por meio da análise dos microdados do ENEM com ferramentas de Inteligência Artificial, inter-relacionando seu impacto com as leis nº. 12.711/2012 e nº. 12.990/2014, ainda não renovado na esfera governamental, responsáveis por determinar as regras referentes as cotas no Brasil.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2023-05-20
Published 2023-11-20