Influências do uso das mídias digitais no ensino superior: percepções de acadêmicos do curso de administração
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.106395Keywords:
Revolução Digital, Ensino e Aprendizagem, Influências do usoAbstract
A revolução digital torna imprescindível o uso das mídias digitais no processo de ensino e aprendizagem, visto que sua adoção dinamiza as aulas, amplia o conhecimento e a relação interpessoal. Assim, o presente estudo busca evidenciar as influências do uso das mídias digitais no processo de ensino e aprendizagem do ensino superior, sob a percepção dos acadêmicos de administração de uma universidade do Rio Grande do Sul. Quanto à metodologia, classifica-se como um estudo de campo descritivo e quantitativo, tendo sua coleta de dados realizada por meio de aplicação de um questionário estruturado aos acadêmicos de Administração da instituição. Diante dos achados, conclui-se que os alunos utilizam as mídias digitais para estudo e que o uso destas tecnologias contribui para o processo de ensino e aprendizagem, sob este viés denota-se a importância da inserção midiática no ambiente acadêmico, mas diante deste contexto apontam-se algumas limitações a serem corrigidas.Downloads
References
ABREU, Cristiano Nabuco de; EISENSTEIN, Evelyn; ESTEFENON, Susana Graciela B. (organizadores). Vivendo esse mundo digital: impactos na saúde, na educação e nos comportamentos sociais. Livro eletrônico. Porto Alegre: Artmed, 2013. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=who7AgAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 02 ago. 2018.
APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. In: Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico, 2007.
BARROS, Carlos Enrique de Lima; MORAIS, Sérgio Augusto Santos de. O professor no processo de ensino e aprendizagem: novas tecnologias, novos caminhos, 2013. Disponível em: < http://www.atenas.edu.br/Faculdade/arquivos/NucleoIniciacaoCiencia/REVISTAS/REVIST2013/6%20O%20PROFESSOR%20NO%20PROCESSO%20DE%20ENSINO%20APRENDIZAGEM%20NOVAS%20TECNOLOGIAS,%20NOVOS%20CAMINHOS.pdf>. Acesso em: 17 nov.
BELLONI, Maria Luiza; BÉVORT, Evelyne. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Revista de Ciência da Educação & Sociedade, v. 30, n. 109, set/dez, Campinas, 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 17 nov. 2018.
BENTO, Luciane; BELCHIOR, Gerlaine. Mídia e educação: o uso das tecnologias em sala de aula. Revista de pesquisa interdisciplinar, v. 1, Ed. Especial, p. 8, set/dez, 2016. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:5L_jq2aMMl0J:revistas.ufcg.edu.br/cfp/index.php/pesquisainterdisciplinar/article/download/98/104+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 17 nov. 2018.
BRASIL ESCOLA. As tecnologias de informação e comunicação (TICS) no contexto escolar, 2016. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/as-tecnologias-informacao-comunicacao-tics-no-contexto-escolar.htm>. Acesso em: 29 set. 2018.
BRITO, Alvani Feliciana de; STRAUB, Sandra Luzia W.; MARTINS, M. C. As mídias digitais e a prática pedagógica, 2013. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/viewFile/1158/831. Acesso em: 17 set. 2018.
BUDINSKY, Elisete Teresinha A. O uso das mídias na sala de aula: um desafio para o professor, 2015. Disponível em: < https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/134010/000979745.pdf?sequence=1>. Acesso em: 24 set. 2018.
CARELLI, Maria José Guimarães; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Condições temporais de estudo em universitários, 1998. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/pee/v2n3/v2n3a06>. Acesso em: 12 nov. 2018.
CASTRO, C. M. Estrutura e apresentação de publicações científicas. São Paulo: McGraw-Hill, 1976.
CHARTIER, Roger. Os livros resistirão às novas tecnologias digitais. Revista Nova Escola, 2007. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd217/educacao-e-midia-as-novas-tecnologias.htm>. Acesso em 25 set. 2018.
CUFFA, Denise; ROJO, Claudio Antonio; MELLO, Gilmar Ribeiro de. Gestão do conhecimento no ensino superior: um estudo com acadêmicos do curso de administração. Revista Capital Científico – Eletrônica (RCCe), v. 12, n. 2, abril/junho, 2014. Disponível: < https://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/2460/2208>. Acesso em: 17 nov. 2018.
DORIGONI, Gilza Maria L.; SILVA, João Carlos da. Mídia e educação: o uso das novas tecnologias no espaço escolar, 2007. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1170-2.pdf>. Acesso em 24 set. 2018.
FGV. Fundação Getúlio Vargas. 29º Pesquisa anual de administração e uso de tecnologia da informação nas empresas, 2018. Disponível em: <29ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação>. Acesso em: 11 nov. 2018.
FILHO, Athail Rangel Pulino. Introdução ao Moodle. 2007. Disponível em: < http://redesocial.unifreire.org/moodledialogico/galeria-de-arquivos/01-introducao-ao-moodle.pdf>. Acesso em 18 nov. 2018.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponível em: <https://professores.faccat.br/moodle/pluginfile.php/13410/mod_resource/content/1/como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf >. Acesso em 31 mai. 2018
JUNIOR, Fernando Lino; ROLIM, Anderson Teixeira; CARVLHO, Sérgio Freitas de. Dispositivos digitais no ensino superior: percepções de alunos de administração. Revista de Ensino, Educação e Ciências humanas, Londrina, v. 16, n. 5, p. 486, 2015. Disponível em: < http://www.pgsskroton.com.br/seer/index.php/ensino/article/view/3863/3216>. Acesso em: 14 nov. 2018.
KNOLL, Katiane Rossi H.; CORSO, Kathiane Benedetti; JUNIOR, Paulo Vanderlei C. Eu, você e o smartphone, até que o phubbing nos separe: um estudo sobre as implicações do uso (excessivo) do smartphone entre casais. XX SemeAd - Seminários de administração, São Paulo, 2017. Disponível em: <http://login.semead.com.br/20semead/anais/arquivos/1812.pdf>. Acesso em: 03 set. 2018.
LARSON, Ron. Estatística aplicada. São Paulo: Pearson Prentice hall, 2010. Livro eletrônico. Disponível em: <https://bv4.digitalpages.com.br/?term=amostragem&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&page=23§ion=0#/edicao/1242>. Acesso em: 31 out. 2018.
LIMA, Maria Doris Araújo de. Uso de vídeo impresso para o aprendizado de temas transversais, uma experiência com alunos do 8º ano de uma escola pública de Maceió, 2011. Disponível em: < http://epealufal.com.br/media/anais/121.pdf>. Acesso em: 24 set. 2018.
LOPES, Sandra Luciane de Aragão T. Constituição de paródias, utilizando-se de músicas conhecidas e montagem de clipes das referidas canções. Dissertação – Pós-Graduação em Mídias da Educação – Universidade Federal de Santa Maria, 2013.
MORAN, José Manuel. Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias. Anais 12º Endipe – Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino, Curitiba, 2004. Disponível em:< http://www.eca.usp.br/prof/moran/espacos.htm>. Acesso em 24 set. 2018.
OLIVEIRA, Flávia Medianeira de. A análise de propostas pedagógicas em portais educacionais para docentes de língua inglesa: implicações para o ensino e a aprendizagem de línguas no contexto digital. Dissertação – Pós-Graduação em Letras – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.
ORGÂNICA. Marketing na educação, 2017. Disponível em: <https://www.organicadigital.com/blog/marketing-na-educacao/>. Acesso em: 13 set. 2018.
PINHEIRO, Patricia Peck. Direito digital. 4ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.
PORTO, Tania Maria E. As tecnologias de comunicação e informação na escola: relações possíveis... relações construídas. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan/abril, 2006. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n31/a05v11n31.pdf>. Acesso em: 24 set. 2018.
RAMOS, Albenides. Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: Atlas, 2009.
RESULTADOS DIGITAIS. Panorama do marketing digital no mercado educacional brasileiro, 2016. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/blog/panorama-marketing-digital-mercado-educacional-brasileiro/>. Acesso em: 13 set. 2018.
SANTAELLA, Lúcia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
SERAFIM, Maria Lúcia; SOUSA, Robson Pequeno de. Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. Scielo books. Paraíba: eduepb, 2011. Disponível em: < http://books.scielo.org/id/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247-02.pdf>. Acesso em: 24 set. 2018.
SILVA, Rosane Leal da. Os desafios à educação na era digital: do paradigma da reprodução ao desenvolvimento da autonomia do educando, 2016. III Congresso internacional uma pedagogia para a sociedade futura. Disponível em: https://reciprocidade.emnuvens.com.br/novapedagogia/article/view/176/198. Acesso em: 17 set. 2018.
SOUZA, Dercia Antunes de.; OLIVEIRA, Joyce Alessandra de M.; Uso de tecnologias digitais por crianças e adolescentes: potenciais ameaças em seus inter-relacionamentos, 2016. XIIISEGeT – Simpósio de excelência em gestão e tecnologia. Disponível em: < https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos16/952473.pdf>. Acesso em: 25 set. 2018.
VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.
XAVIER, A. C. Letramento digital: impactos das tecnologias na aprendizagem da geração y. Revista Unisinos Calidoscópio, São Leopoldo: Vol. 9 n 1, p. 3-14, 2011. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/748/149>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2021-07-26
Published 2021-09-16