Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.99368

Palavras-chave:

Plataformas virtuais de ensino, Ferramentas tecnológicas, Avaliação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um conjunto de ferramentas e soluções tecnológicas que permitem a avaliação do processo de ensino-aprendizagem no contexto virtual. Os procedimentos metodológicos envolvem uma pesquisa de cunho bibliográfico, a identificação, levantamento e seleção de ferramentas tecnológicas, mediante uma análise comparativa, com foco qualitativo na descrição das principais contribuições e limitações dessas ferramentas. Os resultados apontam entre as principais contribuições, disponibilidade de diferentes recursos para a avaliação, facilidade de uso de algumas ferramentas, possibilidade de integração com outros ambientes, exportação de artefatos avaliativos, envio de feedback aos alunos, compartilhamento de instrumentos de avaliação e entre as principais limitações, o credenciamento junto às instituições, dificuldade com o idioma e conhecimentos prévios para utilização de recursos.

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Biografia do Autor

Gilmara Oliveira Maquiné, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Mestra em Ensino Tecnológico (IFAM). É membro do Grupo de Pesquisa de Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino. Graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela mesma instituição. Atuou como docente em cursos técnicos na área de Informática e desenvolve pesquisa nas áreas de Ensino Tecnológico, Sistemas de Informações e Banco de Dados. Tem experiência em desenvolvimento de software e atua na Universidade Federal do Amazonas como Técnica em Tecnologia da Informação.

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Doutora e Mestre em Linguística, na área de Variação e Ensino, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Letras - Português/Espanhol, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, atuando em cursos de graduação e pós-graduação, no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico. Atua como coordenadora do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro e lidera o Grupo de Pesquisa Elatec: Ensino de Línguas Adicionais mediado por Tecnologias.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

MAQUINÉ, G. O.; COELHO, I. M. W. da S. Ferramentas tecnológicas a serviço da avaliação no contexto de ensino-aprendizagem: Um estudo comparativo. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 23, n. 3 Set/Dez, 2020. DOI: 10.22456/1982-1654.99368. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/99368. Acesso em: 29 mar. 2024.