Construção de Relações Sócio-Afetivas na Velhice: uma experiência e ambientes informatizados

Authors

  • Adriano Pasqualotti Universidade de Passo Fundo
  • Dante Augusto Couto Barone Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Johannes Doll Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.9635

Keywords:

ambientes informatizados, sociologia de pequenos grupos, informática na educação.

Abstract

Neste estudo, apresenta-se uma análise reflexiva sobre as questões que envolvem o uso de ambientes informatizados para o desenvolvimentos dos aspectos sociais, bem como os resultados da aplicação do ambiente para um grupo de pessoas idosas. Utilizou-se com base de referência à análise estrutural de valores e regras de grupos esboçados por Jean Piaget. Discute-se de que forma e com que intensidade as trocas entre os usuários, em ambientes virtuais, podem contribuir para o processo ensino-aprendizagem. Isso se deve, pois, os valores e as regras são elementos constitutivos dessas trocas, principalmente, se forem intermediadas por tecnologias de informação e comunicação.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2005-08-07

How to Cite

PASQUALOTTI, A.; BARONE, D. A. C.; DOLL, J. Construção de Relações Sócio-Afetivas na Velhice: uma experiência e ambientes informatizados. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 8, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1982-1654.9635. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/9635. Acesso em: 29 apr. 2025.
Received 2009-08-03
Accepted 2009-08-03
Published 2005-08-07