Novas Tecnologias Educacionais: a Elaboração e Avaliação de um Livro Digital de Histologia
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.94979Palavras-chave:
Livro digital. Tecnologia na educação. Histologia.Resumo
A sociedade se mostra cada vez mais imersa no contexto da informação, interatividade, mobilidade e globalização. No campo educacional a apropriação de novas ferramentas vem mobilizando lentamente educadores na seleção e utilização de ferramentas como livros digitais em suas práticas pedagógicas. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar o efeito da apresentação de um livro digital de Histologia sobre estudantes de nível superior. Para isso foi desenvolvido um livro digital de Histologia que foi apresentado para análise e avaliação por estudantes de uma instituição pública e uma instituição privada. A análise dos relatos mostrou que a receptividade pelos alunos quanto a esse recurso é muito boa, entretanto, os livros digitais devem coexistir com o livro tradicional, uma vez que o impresso ainda é um formato bem estabelecido e presente nos hábitos dos estudantes, sugerindo que, embora a transição esteja ocorrendo, ela não foi efetivada.Downloads
Referências
ACKER, S. R. Chapter 6: Digital textbooks in SUE, P. The No Shelf Required Guide to E-book Purchasing. Library Technology Reports, v.47, n.8, p 41-51, 2011.
ALMEIDA, F.; NICOLAU, M. A reconfiguração do livro didático em versão digital: uma ideia de sustentabilidade. Revista Temática, n.1, 1-10, 2013.
BARDIN, L. Análise de conteúdo (L. Reto & A. Pinheiro, Trad.). São Paulo: Edições 70/Livraria Martins Fontes, 2008.
CARVALHO, K. O admirável mundo da informação e do conhecimento: livro impresso em papel e livro eletrônico, Biblios: Revista de Bibliotecnología y Ciencias de la Información. v.7, n. 4, 2006.
CHESSER, W. D. Chapter 5: The e-textbook revolution in SUE, P. The No Shelf Required Guide to E-book Purchasing, Library Technology Reports, v.47, n.8, p 28-40, 2011.
CUTSHALL, R. C., BLAND, E. M., & MOLLICK, J. S. Use of an e-textbook and web-based homework for an undergraduate business course: Students' perceptions, Journal of the Academy of Business Education. v.13, p 1-15, 2012.
DZIEKANIAK, G.V. et al. Considerações sobre o e-book: do hipertexto à preservação digital, Biblos. v.24, n.2, p. 83-99, 2010.
FALKEMBACH, G.A.M. Concepção e desenvolvimento de material educativo digital, Novas Tecnologias na Educação. v.3, n.1, p. 1-15, 2005.
GROSSI, M. G.R; FERNANDES, L. C. B. E. Educação e tecnologia: o telefone celular como recurso de aprendizagem, EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 35, p. 47-65, set./dez. 2014.
KOOGAN, A.; HOUAISS, A. Enciclopédia e dicionário ilustrado. 4ed, 1995.
LEMOS, A. Cibercultura. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 2002.
LEMOS, A. Dispositivos eletrônicos de Leitura. Comunicação, mídia e consumo. vol. 9 n. 24 p. 115-131. 2012.
LEMOS, A. Cibercultura e Mobilidade: a Era da Conexão, Razón y Palabra, Vol. 22. 107- 133. 2018.
MORÁN, J.M. Uso da Internet no ensino transforma o papel do professor, exigindo dele maior atenção para orientação e acompanhamento do aluno, Revista Comunicação & Educação. n.14, 17-26, 1999.
OZELAME, D.M. Concepções de professores sobre o uso de tecnologias digitais nas escolas do ensino fundamental do paraná: o caso do ensino das ciências da natureza, HOLOS, Ano 32, Vol. 2. 389-401. 2016.
PAXHIA, S. The challenges of higher education digital publishing, Publishing Research Quarterly. v.27, n.4, p. 321-326, 2011.
RODRIGUES, M. A. S.; CHIMENTI, P. C. P. S.; NOGUEIRA, R. R. Adoção de inovações em mercados em rede: uma análise da introdução do livro didático digital no Brasil, Revista de Administração e Inovação. v. 11, n.4, p.159-192, 2014.
RUTH, K. J. Texts that change schools, Independent School, v.72, n.4, p 50-55, 2013.
SARMENTO, M. J. O Estudo de Caso Etnográfico em Educação in N. ZAGO; M. PINTO DE CARVALHO; R. A. T. VILELA (Org.) Itinerários de Pesquisa - Perspectivas Qualitativas em Sociologia da Educação. p.137 – 179, Rio de Janeiro: Lamparina (2ª edição), 2011.
SHARPLES, M.; TAYLOR, J.; & VAVOULA, G. A. Theory of Learning for the Mobile Age. In ANDREWS, R; HAYTHORNTHWAITE, C. (eds.) The Sage Handbook of Elearning Research. London: Sage, pp. 221-247, 2007.
SILVA SOUSA, K. A Comunicação on line no ensino superior como recurso didático na pesquisa em educação, Revista Observatório. v. 4, n. 4, p. 550-570, 2018.
SOUSA, A. I. P. Analfabetismo Digital na Educação, EaD & Tecnologias Digitais na Educação. n° 5, Vol. 4. 52 – 58, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Os textos podem ser compartilhados desde que respeitados os direitos autorais sob a licença Creative Commons Não comercial-CompartilhaIgual 4.0.Aceito 2020-02-17
Publicado 2020-05-25