As mídias sociais no contexto da educação superior

Autores

  • Marcelo Salvador Celestino Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (FAAC/UNESP)
  • Nicolas Antonio Messias dos Santos Colloca Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (FAAC/UNESP)
  • Luiz Francisco Ananias Junior Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (FAAC/UNESP)
  • João Pedro Albino Faculdade de Ciências (FC) da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (FAAC/UNESP)
  • Vânia Cristina Pires Nogueira Valente Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (FAAC/UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.91646

Palavras-chave:

Tecnologia educacional. Educação pela mídia. Ensino superior.

Resumo

A pesquisa aqui relatada analisou ferramentas para suporte educacional com potencial para promover práticas colaborativas e interativas e traçou um panorama quantitativo sobre as principais mídias sociais utilizadas por professores e estudantes de nível superior da macrorregião de Bauru. Este trabalho também objetivou compreender o valor e a apropriação de tais mídias no contexto educacional dos envolvidos. Para tanto, foi aplicado um Survey entre professores e estudantes do ensino superior que permitisse conhecer as preferências em relação às mídias sociais utilizadas por este público. Os resultados apontaram que a maioria dos participantes acredita que as mídias poderiam ser utilizadas como recurso didático-pedagógico (59,3%) e que são excelentes ferramentas para troca de informações entre os envolvidos no processo educacional (61,1%).

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Biografia do Autor

Marcelo Salvador Celestino, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (FAAC/UNESP)

Mestre em Mídia e Tecnologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Lato Sensu em: Docência do Ensino Superior (FAVENI), Gestão e Auditoria em Serviços de Saúde (FAVENI), MBA Executivo em Gestão de Negócios e Marketing (UCAM), Diagnóstico por Imagem (FMU). Graduado em Tecnologia em Radiologia (FMU).

Nicolas Antonio Messias dos Santos Colloca, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (FAAC/UNESP)

Mestre em Mídia e Tecnologia pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Graduado em Tecnologia em Informática para Negócios e pós-graduado em Gestão e Governança em TI. Docente do Centro Paula Souza.

João Pedro Albino, Faculdade de Ciências (FC) da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (FAAC/UNESP)

Professor Doutor Associado. Livre docente e professor aposentado. Graduado em Processamento de Dados (1978) e em Ciência da Computação (1989). É Mestre em Ciência da Computação (1993) e Doutor em Administração de Empresas, Métodos Quantitativos e Informática (1999). Realizou pesquisa de pós-doutorado em Gestão de Inovação e Tecnologia da Informação na FEA-USP (2008), pós-doutorado em Gestão do Conhecimento na Universidade de Aveiro, Portugal (2006-2007) e pós-doutorado em Data Science na Universidade de Salamanca em 2017.

Vânia Cristina Pires Nogueira Valente, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual "Júlio de Mesquita Filho" (FAAC/UNESP)

Professora Doutora Associada. Livre Docente em Representação Gráfica. Docente em tempo integral, regime estatutário, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Vice-coordenadora no exercício da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia - Mestrado Profissional - FAAC/Unesp. Doutora em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Mestre em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduada em Processamento de Dados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

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Publicado

2019-10-23

Como Citar

CELESTINO, M. S.; COLLOCA, N. A. M. dos S.; ANANIAS JUNIOR, L. F.; ALBINO, J. P.; VALENTE, V. C. P. N. As mídias sociais no contexto da educação superior. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.91646. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/91646. Acesso em: 28 mar. 2024.