Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental

Autores

  • Camilo Olalla Universidade Federal do ABC - UFABC
  • Katerina Lukasova Universidade Federal do ABC - UFABC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.87070

Palavras-chave:

Alfabetização, Jogo digital sério, Game, Memória de trabalho

Resumo

Este estudo avaliou crianças em um ambiente escolar utilizando Pocoloto - um serious game (jogo digital sério) - para o treino de memória de trabalho fonológica, que está envolvida no processo de alfabetização. Participaram 29 alunos do ensino fundamental I, divididos em grupo controle e experimental, submetidos à avaliação pré-treino, treino e avaliação pós. O treino em grupo foi realizado em dez aplicações de 45 minutos, três vezes por semana. Os resultados apontaram que, mesmo em um treino de curta duração, o game Pocoloto melhorou as habilidades de memória de trabalho fonológica das crianças. Foi também observada uma melhora no desempenho em tarefas de leitura e escrita, corroborando com os indicativos sobre a importância da memória de trabalho na aprendizagem e alfabetização. Durante o treino, o Pocoloto manteve as crianças motivadas, mesmo em uma aplicação em sala de aula, mostrando-se adequado para o contexto escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilo Olalla, Universidade Federal do ABC - UFABC

Departamento de Pós-graduação em Neurociência e Cognição - Centro de Matemática, Computação e Cognição.

Katerina Lukasova, Universidade Federal do ABC - UFABC

Departamento de Pós-graduação em Neurociência e Cognição - Centro de Matemática, Computação e Cognição.

Referências

ALLOWAY, Tracy Packiam; ALLOWAY, Ross G. Investigating the predictive roles of working memory and IQ in academic attainment. Journal of experimental child psychology, v. 106, n. 1, p. 20-29, 2010. Disponível em: <http://bit.ly/2CXyHTJ>. Acesso em: 5 out. 2017.

ARAUJO, Joao Batista et al. Para que servem os testes de alfabetização?. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 19, n. 73, p. 827-840, 2011. Disponível em:< http://bit.ly/2HfqCK6>. Acesso em: 9 maio 2019.

BADDELEY, Alan. Working memory. Current biology, v. 20, n. 4, p. R136-R140, 2010. Disponível em: <http://bit.ly/2CYfwJE>. Acesso em: 10 jan. 2018.

BANUELOS, Cristina; WOŁOSZYNOWSKA-FRASER, Marta Urszula. GABAergic Networks in the Prefrontal Cortex and Working Memory. Journal of Neuroscience, v. 37, n. 15, p. 3989-3991, 2017. Disponível em:<http://bit.ly/2CUI4DN>. Acesso em: 15 jul. 2018.

BAVELIER, Daphné; BEDIOU, Benoit; GREEN, C. Shawn. Expertise and generalization: lessons from action video games. Current opinion in behavioral sciences, v. 20, p. 169-173, 2018. Disponível em:<http://bit.ly/2CVmXB4>. Acesso em: 25 jun. 2018.

CASTLES, Anne; RASTLE, Kathleen; NATION, Kate. Ending the reading wars: Reading acquisition from novice to expert. Psychological Science in the Public Interest, v. 19, n. 1, p. 5-51, 2018. Disponível em: <http://bit.ly/2CSIAlH>. Acesso em: 27 jun. 2018.

CAVALLINI, Elena et al. Self‐help memory training for healthy older adults in a residential care center: specific and transfer effects on performance and beliefs. International journal of geriatric psychiatry, v.30, n.8, p. 870-880, 2015. Disponível em:<http://bit.ly/2CXhx8Q>. Acesso em: 27 jun. 2018.

CHEIN, Jason M.; MORRISON, Alexandra B. Expanding the mind’s workspace: Training and transfer effects with a complex working memory span task. Psychonomic bulletin & review, v. 17, n. 2, p. 193-199, 2010. Disponível em:<http://bit.ly/2CXU4Eu>. Acesso em: 6 set. 2017.

DERRYBERRY, Anne. Serious games: online games for learning. White paper: adobe press. 2007. Disponível em:<http://www.adobe.com/resources/elearning/pdfs/serious_games_wp.pd>. Acesso em: 20 jan. 2018.

DIAS, Jéssica David et al. USO DE SERIOUS GAMES PARA ENFRENTAMENTO DA OBESIDADE INFANTIL: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Texto & Contexto Enfermagem, v. 26, n. 1, p. 1-10, 2017. Disponível em:<http://bit.ly/2CUCEJ1>. Acesso em: 21 jun. 2018.

ELLINGTON, J. Kemp et al. Foreign language training transfer: Individual and contextual predictors of skill maintenance and generalization. Military Psychology, v. 27, n. 1, p. 36-51, 2015. Disponível em:<http://bit.ly/2CY72Cl>. Acesso em: 26 jun. 2018.

FRANCESCHINI, Sandro et al. Action video games make dyslexic children read better. Current Biology, v. 23, n. 6, p. 462-466, 2013. Disponível em:<http://bit.ly/2CWN2jj>. Acesso em: 7 out. 2017.

GAMITO, Pedro et al. Cognitive training on stroke patients via virtual reality-based serious games. Disability and rehabilitation, v. 39, n. 4, p. 385-388, 2017. Disponível em:<http://bit.ly/2CVpbjT>. Acesso em: 22 jun. 2018.

GATHERCOLE, Susan E.; BADDELEY, Alan D. Working memory and language. Psychology Press, 2014.

HORST, Angelo; KRUSZIELSKI, Leandro. Rotas funcionais de leitura de palavras isoladas em crianças bilíngues. Psicologia Argumento, v. 31, n. 72, 2017. Disponível em:<http://bit.ly/2CXTE0Z>. Acesso em: 27 jun. 2018.

IDEB — Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Resultados e metas, Brasilia, DF, 2016. Disponível em:<http://ideb.inep.gov.br>. Acesso em: 2 fev. 2018.

JAEGGI, Susanne M. et al. Improving fluid intelligence with training on working memory. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 105, n. 19, p. 6829-6833, 2008. Disponível em:<http://bit.ly/2CXVmPX>. Acesso em: 9 set. 2017.

JAEGGI, Susanne M.; BUSCHKUEHL, Martin. Working memory training and transfer: theoretical and practical considerations. In: New Frontiers of Multidisciplinary Research in STEAM-H (Science, Technology, Engineering, Agriculture, Mathematics, and Health). Springer, Cham, 2014. p. 19-43. Disponível em:<http://bit.ly/2D8rdh1>. Acesso em: 9 set. 2017.

JAEGGI, Susanne M. et al. The role of individual differences in cognitive training and transfer. Memory & cognition, v. 42, n. 3, p. 464-480, 2014. Disponível em:<http://bit.ly/2CSI0nU>. Acesso em: 9 set. 2017.

JARVIN, Linda. Edutainment, games, and the future of education in a digital world. New directions for child and adolescent development, v. 2015, n. 147, p. 33-40, 2015. Disponível em:<http://bit.ly/2CURiQk>. Acesso em: 15 set. 2017.

JONSDOTTIR, Johanna et al. Serious games for arm rehabilitation of persons with multiple sclerosis. A randomized controlled pilot study. Multiple sclerosis and related disorders, v. 19, p. 25-29, 2018. Disponível em:<http://bit.ly/2CW4q7R>. Acesso em: 23 jun. 2018.

KARBACH, Julia; STROBACH, Tilo; SCHUBERT, Torsten. Adaptive working-memory training benefits reading, but not mathematics in middle childhood. Child Neuropsychology, v. 21, n. 3, p. 285-301, 2015. Disponível em:<http://bit.ly/2CSK27D>. Acesso em: 23 jun. 2018.

KATTNER, Florian et al. Perceptual learning generalization from sequential perceptual training as a change in learning rate. Current Biology, v. 27, n. 6, p. 840-846, 2017. Disponível em:<http://bit.ly/2CXVLSg>. Acesso em: 26 jun. 2018.

KROESBERGEN, Evelyn H.; VAN’T NOORDENDE, Jaccoline E.; KOLKMAN, Meijke E. Training working memory in kindergarten children: Effects on working memory and early numeracy. Child Neuropsychology, v. 20, n. 1, p. 23-37, 2014. Disponível em:<http://bit.ly/2CW5HMb>. Acesso em: 27 jun. 2018.

LAU, Ho Ming et al. Serious games for mental health: are they accessible, feasible, and effective? A systematic review and meta-analysis. Frontiers in psychiatry, v. 7, p. 209, 2017. Disponível em:<http://bit.ly/2CSJmiu>. Acesso em: 23 jun. 2018.

LIMELIGHT NETWORKS. The state of online gaming. Tempe, EUA, 2018. Disponível em:<http://bit.ly/2NIKSrz>. Acesso em: 23 jun. 2018.

LOFGREN, Krista. 2017 Video Game Trends and Statistics – Who’s Playing What and Why? Seatle, EUA, Abr. 2017. Disponível em:<https://bigfi.sh/2NLwNdc>. Acesso em: 08 fev. 2018.

LOVREGLIO, Ruggiero et al. The Need for Enhancing Earthquake Evacuee Safety by using Virtual Reality Serious Games. In: Lean & Computing in Construction Congress 2017. 2017. Disponível em:<http://bit.ly/2NKuoiT>. Acesso em: 23 jun. 2018.

MA, Wei Ji; HUSAIN, Masud; BAYS, Paul M. Changing concepts of working memory. Nature neuroscience, v. 17, n. 3, p. 347, 2014. Disponível em:<https://go.nature.com/2NIfCt2>. Acesso em: 27 jun. 2018.

MEEKES, Wytske; STANMORE, Emma Kate. Motivational Determinants of Exergame Participation for Older People in Assisted Living Facilities: Mixed-Methods Study. Journal of medical Internet research, v. 19, n. 7, 2017. Disponível em:<http://bit.ly/2NMqiGQ>. Acesso em: 21 jun. 2018.

MELBY-LERVÅG, Monica; REDICK, Thomas S.; HULME, Charles. Working memory training does not improve performance on measures of intelligence or other measures of “far transfer” evidence from a meta-analytic review. Perspectives on Psychological Science, v. 11, n. 4, p. 512-534, 2016. Disponível em:<http://bit.ly/2NMrDxm>. Acesso em: 20 set. 2017.

MOREAU, David; CONWAY, Andrew RA. The case for an ecological approach to cognitive training. Trends in cognitive sciences, v. 18, n. 7, p. 334-336, 2014. Disponível em:<http://bit.ly/2NGZVCq>. Acesso em: 25 jun. 2018.

MORTARA, Michela et al. Learning cultural heritage by serious games. Journal of Cultural Heritage, v. 15, n. 3, p. 318-325, 2014. Disponível em:<http://bit.ly/2Hcz2Ci>. Acesso em: 26 jun. 2018.

NEWZOO. Newzoo's 2017 report: insights into the $108.9 billion global games market. EUA, Jun. 2017. Disponível em:<http://bit.ly/2NLKDfx>. Acesso em: 21 nov. 2017.

PASSOLUNGHI, Maria C. et al. Mathematics anxiety, working memory, and mathematics performance in secondary-school children. Frontiers in psychology, v. 7, p. 42, 2016. Disponível em:<http://bit.ly/2NGTNKk>. Acesso em: 27 jun. 2018.

RHODES, Ryan E. et al. Predictors of stationary cycling exergame use among inactive children in the family home. Psychology of Sport and Exercise, 2018. Disponível em:<http://bit.ly/2NJL0aj>. Acesso em: 21 jun. 2018.

ROSA, Pedro J. et al. The effect of virtual reality-based serious games in cognitive interventions: a meta-analysis study. In: Proceedings of the 4th Workshop on ICTs for improving Patients Rehabilitation Research Techniques. ACM, 2016. p. 113-116. Disponível em:<http://bit.ly/2NO6frw>. Acesso em: 23 jun. 2018.

SCHATTON, Cornelia et al. Individualized exergame training improves postural control in advanced degenerative spinocerebellar ataxia: A rater-blinded, intra-individually controlled trial. Parkinsonism & related disorders, v. 39, p. 80-84, 2017. Disponível em:<http://bit.ly/2NH0axk>. Acesso em: 21 jun. 2018.

SCHMIEDEK, Florian; LÖVDÉN, Martin; LINDENBERGER, Ulman. Hundred days of cognitive training enhance broad cognitive abilities in adulthood: Findings from the COGITO study. Frontiers in aging neuroscience, v. 2, p. 27, 2010. Disponível em:<http://bit.ly/2NILWf3>. Acesso em: 30 out. 2017.

SPELLMAN, Timothy et al. Hippocampal–prefrontal input supports spatial encoding in working memory. Nature, v. 522, n. 7556, p. 309, 2015. Disponível em:<https://go.nature.com/2NIgJcc>. Acesso em: 15 jul. 2018.

SUSI, Tarja; JOHANNESSON, Mikael; BACKLUND, Per. Serious games: An overview. 2007. Disponível em:<http://bit.ly/2NHyatg> Acesso em: 08 fev. 2018.

TITZ, Cora; KARBACH, Julia. Working memory and executive functions: effects of training on academic achievement. Psychological research, v. 78, n. 6, p. 852-868, 2014. Disponível em:<http://bit.ly/2NIImSp>. Acesso em: 27 jun. 2018.

WEPC. 2018 Video Game Industry Statistics, Trends & Data. Reino Unido, Mai. 2018. Disponível em:<http://bit.ly/2NIIWj3>. Acesso em: 22 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2019-10-23

Como Citar

OLALLA, C.; LUKASOVA, K. Avaliação de um jogo digital com treino de memória de trabalho para alfabetização em crianças no ensino fundamental. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 2019. DOI: 10.22456/1982-1654.87070. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/87070. Acesso em: 26 abr. 2025.
Recebido 2018-09-30
Aceito 2019-05-30
Publicado 2019-10-23