Mapeamento dos diálogos em fóruns de discussão online no Moodle por meio do inMapMoodle

Authors

  • Eduardo de Almeida Rodrigues UNIFAL-MG
  • Henrique dos Santos Wisniewski UNIFAL-MG
  • Gabriel Gerber Hornink UNIFAL-MG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.81149

Keywords:

inMapMoodle©, Fóruns de discussão, Usabilidade, Sociointeracionismo, Grafos.

Abstract

A crescente procura por cursos online gera uma demanda por instrumentos que auxiliem os formadores na compreensão das interações educacionais online. Focando no ambiente Moodle, desenvolveu-se a ferramenta inMapMoodle© que possibilita a geração de grafos direcionais (mapas de interação) dos fóruns de discussão. A partir da experimentação em dois cursos online de formação de tutores para cursos EAD, avaliou-se sua aplicabilidade em um contexto educacional, perpassando pela avaliação de sua usabilidade computacional. Esta, fundamentou-se nas heurísticas de Nielsen (checklist), além de incluir o Método de Inspeção Semiótica (MIS) e mapas de calor da tela. Aplicou-se questionário pós-curso focando na percepção de uso da ferramenta pelos participantes. Os dados evidenciaram a usabilidade e o potencial da ferramenta, indicando caminhos para seu uso e melhoria.

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Author Biographies

Eduardo de Almeida Rodrigues, UNIFAL-MG

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alfenas (Mestrado Acadêmico). Possui pós-graduação em Design Instrucional para EAD pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2012). Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG (2010). Membro do Grupo de pesquisa Inovações Tecnológicas no Ensino e da equipe do Laboratório de Mídias Educacionais, ambos da UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Educação e Administração Educacional, ocupando o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Graduação da UNIFAL-MG - Seção de Programas. Tem experiência em ilustração artística e softwares de ilustração digital. Tem experiência com tutoria a distância oriunda de sua atuação no curso de Pós-Graduação Lato Sensu Teorias e Práticas em Educação, oferecido pela UNIFAL-MG.

Henrique dos Santos Wisniewski, UNIFAL-MG

Graduação em andamento em Ciência da Computação. Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL/MG, Brasil.

Gabriel Gerber Hornink, UNIFAL-MG

Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003), licenciatura em Ciências Biológicas pela Unicamp (2006), especialização em gestão ambiental pela Unicamp (2006), mestrado em Biologia Funcional e Molecular (área Bioquímica, subárea Ensino) (2006) e doutorado em Ciências (2010), ambos pela Unicamp, na área de tecnologias educacionais. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em formação de professores para o uso de Informática no ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: software educacionais, educação a distância, formação de professores. Atua como co-editor da Revista de Ensino de Bioquímica (www.bioquimica.org.br) e revisor de diversas revistas da área de ensino. Atualmente está como professor de Bioquímica e de Tecnologias Educacionais na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e desenvolve atividades no grupo de pesquisa Inovações Tecnológicas no Ensino (líder). Atua também como professor no programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado).

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Published

2018-12-31

How to Cite

RODRIGUES, E. de A.; WISNIEWSKI, H. dos S.; HORNINK, G. G. Mapeamento dos diálogos em fóruns de discussão online no Moodle por meio do inMapMoodle. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 21, n. 3, 2018. DOI: 10.22456/1982-1654.81149. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/81149. Acesso em: 29 apr. 2025.
Received 2018-03-15
Accepted 2019-02-04
Published 2018-12-31