Os princípios da lógica da narrativa transmídia no planejamento de aulas EaD

Autores

  • Rosemari Lorenz Martins Universidade Feevale
  • Claudini Fabrícia Maurer Pedruzzi Universidade Feevale
  • Isa Mara da Rosa Alves Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.76147

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação a distância, Gênero Digital, Narrativa Transmídia

Resumo

O objetivo do presente trabalho é verificar em que medida o conceito de transmídia pode contribuir para a organização de materiais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). O AVA é aqui considerado um gênero digital e parte-se do pressuposto de que a lógica da narrativa transmídia possa ser a ele associado a fim de tornar aulas a distância mais atrativas e próximas da realidade do aluno. A metodologia da pesquisa segue as seguintes etapas: a) pesquisa bibliográfica sobre a) Cibercultura, tomando como fundamentação teórica os autores Lévy (1999) e Santaella (2004); b) Narrativa Transmídia, tendo Jenkins (2009) como autor-base; c) Gênero Digital, fundamentando-se em Marcuschi e Xavier (2004), Marcuschi (2008) e Marcuschi (2005); b) observação estruturada não participante para criação de uma lógica de criação de materiais a partir da lógica da narrativa transmídia, fundados em Jenkins (2009b), e os princípios mais gerais de elaboração de materiais para ambientes digitais de Lopes e Alves (2011), bem como as recomendações de Laurel (2001).

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Biografia do Autor

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Possui graduação em Letras- Português/Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999) e doutorado em Letras pela PUCRS (2013). Atualmente é professora do Curso de Letras da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, variação linguística e gramática.

Claudini Fabrícia Maurer Pedruzzi, Universidade Feevale

É professora do curso de Letras da Universidade Feevale desde 2015 e assessora de professores autores de disciplinas e cursos oferecidas na modalidade de Ensino a Distância junto ao Setor de EaD da Instituição desde 2013. Graduada em Letras Português/Alemão em 2009 e mestra em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em fevereiro de 2014. Hoje é doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale pesquisando a emancipação social que a EaD, por natureza, deveria oportunizar.

Isa Mara da Rosa Alves, Unisinos

Possui doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (UNESP/Ar), mestrado em Linguística Aplicada (UNISINOS) e graduação em Letras (Português/Inglês - UNISINOS). Desenvolveu tese de doutorado sobre a representação do fenômeno linguístico da polissemia na base de dados lexicais do projeto WordNet Br e dissertação de mestrado voltada para a construção de ontologia da área jurídica, com estágio na Universidade de Évora (Portugual), em colaboração com o projeto LOIS (Lexical Ontology for Information Search). Atualmente, atua como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e como Gerente de Desenvolvimento do Ensino na Unidade Acadêmica de Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Desenvolve pesquisas que tematizem o ensino-aprendizagem de línguas em contextos digitais presenciais e a distância, com ênfase na aprendizagem do léxico e no desenvolvimento de dispositivos tecnológicos que apoiem o ensino a partir do processamento automático de língua natural.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

MARTINS, R. L.; PEDRUZZI, C. F. M.; ALVES, I. M. da R. Os princípios da lógica da narrativa transmídia no planejamento de aulas EaD. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 20, n. 4 dez, 2017. DOI: 10.22456/1982-1654.76147. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/76147. Acesso em: 16 abr. 2024.