Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas?
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.71743Keywords:
Recursos educacionais digitais, Práticas pedagógicas, Tecnologias de Informação e Comunicação no ensinoAbstract
O conhecimento de como Recursos digitais (RD) estão sendo usados didaticamente pode auxiliar na visualização de novas práticas e a repensar programas de formação para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino. O estudo teve como objetivos identificar quais são os RD utilizados por 81 professores de Ensino Fundamental e Médio das disciplinas Ciências, Biologia, Física, Química e Matemática; como eles os encontram; qual a principal finalidade com que os utilizam e quais as práticas pedagógicas adotadas. Os dados foram coletados por meio de um questionário e analisados quantitativa e qualitativamente. Os professores têm se apropriado de RD desenvolvidos por instituições governamentais, localizando-os principalmente via buscadores, sendo vídeo o RD mais utilizado. Os RD são utilizados sobretudo para motivar os alunos. As abordagens instrucionista e construtivista vem sendo adotadas, com predominância da construtivista. O estudo revela mudanças nas práticas pedagógicas com o uso de TDIC. Os professores têm reconhecido a importância de abordagens que envolvam a exploração de TDIC não apenas por eles, mas também pelos alunos.Downloads
References
BATES, A. W. T. Pedagogical differences between media. Teaching in a digital age: guidelines for teaching and learning. Tony Bates Associates Ltd, 2015, Disponível em: http://www.tonybates.ca/teaching-in-a-digital-age/. Acesso em: 20/09/2016. p.227-261
BEHAR, P.A. (Orgs.). Modelos pedagógicos em Educação a Distância. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. p.15-32.
BELLICO DA COSTA, A.E. Modelação. In: BANDURA, A.; AZZI, R.; POLYDORO, S. A. J. e col. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p.123-148.
BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Educação e Cultura. Edital de seleção No.1/2007. Chamada pública para apoio financeiro à produção de conteúdos educacionais digitais multimídia. Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Educação. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/conteudosdigitais.pdf>. Acesso em: 03/03/2017.
CARNEIRO, R.F.; PASSOS, C.L.B. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na aulas de Matemática: limites e possibilidades. Revista Eletrônica de Educação. v.8, n.2, p.101-119, 2014.
COLL, C.; MAURI, T. ; ONRUBIA,T. A incorporação das tecnologias da informação e da comunicação na educação: do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. In: Coll, C.; Monero, C. e cols. Psicologia da Educação Virtual. Aprender e Ensinar com as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. Trad. Naila Freitas. Porto Alegre : Artmed, 2010. p.66 a 93.
COLL, C. As contribuições da Psicologia para a Educação: Teoria Genética e Aprendizagem Escolar. In: Piaget e a escola de Genebra. Leite, L. B (Org). Editora Cortez: São Paulo, 1992.
GHAVAM, P-L. Le numérique dans l’EPLE : Quelques réflexions inspirées par l’exemple landais. Revue Trimestrielle de l’Association Française des Acteurs de l’Éducation. Vers quelles organisations scolaires à l’ère du numérique ? Admistration & Éducation, 3, 2013, p. 73–80.
HENRIQUE, A.R.P. Escola particular de Juiz de Fora: o uso das TIC na prática docente do 9º ano do Ensino Fundamental. XIII Evidosol e X CILTEC Online, jun., 2016, p.1 a 5.
INSTITUTO DE EVALUACIÓN Y ASESORAMIENTO EDUCATIVO, NETURITY Y FUNDACIÓN GERMÁN SÁNCHEZ RUIPÉREZ2(2007). Las Tecnologías de la Información y de la Comunicación en la Educación. Informe sobre la implantación y el uso de las TIC en los centros docentes de educación primaria y secundaria (curso 2005-2006). Madrid. Disponível em: http://www.oei.es/tic/TICCD.pdf Acesso em: 03/03/2017.
KAY, R. H.; KNAACK, L. Teacher evaluation of learning objects in middle and secondary school classrooms. http://faculty.uoit.ca/kay/papers/LOES_Teacher_ 2007.doc., 2007, Acesso em: 05, mai., 2013.
KAY, R. H.; KNAACK, L. An examination of the impact of learning objects in secondary school. Journal of Computer Assisted Learning, 24, 2008, 447–461.
KAY, R. H. ; KNAACK, L. Assessing learning, quality and engagement in learning objects: The Learning Object Evaluation Scale for Students (LOES-S). Educational Technology Research and Development. 57, 2009, 147–168.
KRAWCZYK, N. O ensino médio no Brasil. São Paulo: Ação Educativa, 2009.
MESQUITA, D., PIVA Jr., D., GARA, E.B.M. As principais abordagens pedagógicas e os ambientes virtuais de aprendizagem. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Conceitos, Normas, Procedimentos e Práticas Pedagógicas no Ensino a Distância. São Paulo: Érica, 2014. p.65-76.
MINISTERE DE L' ÉDUCATION NATIONALE. Rapport Enquête PROFETIC. 14 juin 2012. France: Ministère de l’Éducation Nationale, 2012. Disponível em : http://cache.media.eduscol.education.fr/file/ETIC_et_PROFETIC/88/0/profetic-2012-rapport_221880.pdf . Acesso em: 03/03/2017.
MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record. v. 108, n.6, 2006, p. 1017–1054.
OLIVEIRA, M. K. Desenvolvimento e aprendizado. In OLIVEIRA, M. K.Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento. Um processo sócio-histórico. (4ª Ed.) São Paulo, Scipione, 2001.p.52-72.
RATOMPOMALALA, H., BRUILLARD, E., & RAZAFIMBELO, J. Quelle formation en TIC, quelles utilisations en classe des professeurs de Physique et Chimie ? Une étude en France. RDST- Recherches en didactique des Sciences et des Technologies. TIC et apprentissage des Sciences: promesses et usages, 6, 2012, p. 53–85.
RIBEIRO, A. L. O papel da escola básica como agência promotora do letramentto digital. E-Hum, Belo Horizonte, 3 (3), 2010, p.1–15.
SHULMAN, L.S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, Vol. 15, No. 2.Feb., 1986, p. 4-14
WILSON, S.M.; SHULMAN, L.S.; RICHERT, A.L. 150 different ways’ of knowing: representations of knowledge in teaching. In: CALDERHEAD, J (Org.). Exploring Teachers’ Thinking. Cassel Educational Limited, 1987, p. 104-124.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2018-12-05
Published 2018-12-31