Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas?

Authors

  • Cacilda Encarnação Augusto Alvarenga

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.71743

Keywords:

Recursos educacionais digitais, Práticas pedagógicas, Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino

Abstract

O conhecimento de como Recursos digitais (RD) estão sendo usados didaticamente pode auxiliar na visualização de novas práticas e a repensar programas de formação para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino. O estudo teve como objetivos identificar quais são os RD utilizados por 81 professores de Ensino Fundamental e Médio das disciplinas Ciências, Biologia, Física, Química e Matemática; como eles os encontram; qual a principal finalidade com que os utilizam e quais as práticas pedagógicas adotadas. Os dados foram coletados por meio de um questionário e analisados quantitativa e qualitativamente. Os professores têm se apropriado de RD desenvolvidos por instituições governamentais, localizando-os principalmente via buscadores, sendo vídeo o RD mais utilizado. Os RD são utilizados sobretudo para motivar os alunos. As abordagens instrucionista e construtivista vem sendo adotadas, com predominância da construtivista. O estudo revela mudanças nas práticas pedagógicas com o uso de TDIC. Os professores têm reconhecido a importância de abordagens que envolvam a exploração de TDIC não apenas por eles, mas também pelos alunos.

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Author Biography

Cacilda Encarnação Augusto Alvarenga

Pós-doutorado na Université Aix-Marseille - França. Doutora na área de Psicologia Educacional, Mestre na área de Ensino, Avaliação e Formação de Professores e Pedagoga, sendo as três titulações pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP-SP/Brasil. Realizou um estágio Pós-Doutoral no exterior com o apoio da CAPES, tendo desenvolvido estudos sobre o uso didático de objetos de aprendizagem digitais por professores brasileiros e franceses. No Doutorado desenvolveu, como bolsista FAPESP, uma pesquisa para investigar a autoeficácia de professores de Ensino Médio de escolas da rede pública para utilizarem Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino. No Mestrado, desenvolveu estudos sobre o uso didático de TIC (tele, videoconferência e Ambiente Virtual de Aprendizagem) em um curso de formação de professores. Durante a graduação foi bolsista PIBIC/CNPq e FAPESP desenvolvendo estudos na área de desempenho acadêmico, evasão e avaliação da aprendizagem no Ensino Superior. Atuou em Instituições de Ensino Superior como docente de cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, Coordenadora do Curso de Graduação em Pedagogia (Presencial) e com o desenvolvimento e implementação de Projetos vinculados à Pró-Reitoria de Graduação e ao Núcleo de Educação a Distância de uma das Instituições. Foi também diretora pedagógica de um portal educacional voltado a professores e alunos da Educação Básica, designer educacional na área de Educação Corporativa e tutora de curso de extensão à distância.

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Published

2018-12-31

How to Cite

AUGUSTO ALVARENGA, C. E. Práticas pedagógicas com recursos digitais: instrucionistas ou construtivistas?. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 21, n. 3, 2018. DOI: 10.22456/1982-1654.71743. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/71743. Acesso em: 29 apr. 2025.
Received 2017-03-08
Accepted 2018-12-05
Published 2018-12-31