O MÚTUO ENGENDRAMNETO SUJEITO/MEIO: FRONTEIRAS COMPLEXAS

Autores/as

  • Simone Moschen Rickes Instituto de Psicologia - UFRGS
  • Cleci Maraschin Instituto de Psicologia - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.6373

Palabras clave:

epistemologia genética, autopolese, escrita, função autor

Resumen

Num diálogo com autores como Jean Piaget, Humberto Maturana e Francisco Varela, o texto propõe que o estabelecimento do ser pensante com uma unidade que se diferencia do meio é uma construção sempre em marcha que inscreve a fronteira entre o sujeito cognitivo e o que seria seu meio e, coordenadas que variam no transcurso da história desse sujeito. Concebe tal inscrição como efeito do operar de categorias em aparente contradição, como são os mecanismos de fechamento e de abertura, ou de integração e de diferenciação que caracterizam o sistema cognitivo em sua relação ao meio. O exame da relação autor/leitor aponta possibilidade de concebê-la como ponto de visibilidade das relações, tais como propostas neste texto, entre sujeito e sua exterioridade.

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Publicado

2000-05-31

Cómo citar

RICKES, Simone Moschen; MARASCHIN, Cleci. O MÚTUO ENGENDRAMNETO SUJEITO/MEIO: FRONTEIRAS COMPLEXAS. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2000. DOI: 10.22456/1982-1654.6373. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6373. Acesso em: 28 ago. 2025.
Recibido 2008-10-16
Aceptado 2008-10-16
Publicado 2000-05-31