A Internet e Seus Espaços de Autoria: a escrita online em fóruns, wikis e blogs
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.52721Keywords:
Autoria, Ambientes virtuais de aprendizagem.Abstract
Este trabalho apresenta uma análise de espaços de autoria em um ambiente virtual de aprendizagem, buscando compreender as relações que os sujeitos constroem entre si e com o próprio ambiente por meio da escrita online. São caracterizados três espaços de escrita online – fóruns, wikis e blogs – trazendo dados coletados por meio da observação virtual e analisados a partir dos pressupostos da filosofia da linguagem. Ao buscar-se compreender por que o texto é escrito, para quem é escrito, como é escrito e o que mais se puder perceber a partir dessa escrita, reconhece-se o processo educativo nesse ambiente como linguisticamente e socialmente constituído. Os resultados apontaram para o papel determinante da autoria em ambientes virtuais de aprendizagem, possibilitando ao sujeito uma atitude responsiva ativa e não somente de leitor de materiais postados por uma equipe de tutoria.Downloads
References
AMORIM, J.A. Educação em Engenharia: o desenvolvimento de um aplicativo de autoria para a elaboração de mapas conceituais e hipertextos. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) –
Universidade Estadual de Campinas, 2005, Campinas, BR-SP.
AXT, M. Linguagem e Telemática: tecnologias para inventar: construir conhecimento. Revista Educa- ção Subjetividade & Poder, Ijuí, v. 5, n. 5, p. 20-30, 1998.
AXT, M. Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 111-116, jan./jun. 2004.
AXT, M. Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Interação Dialógica: do corpo, do rosto e do olhar. [São Leopoldo, 2006]. Palestra proferida no evento O Rosto e o Olhar, na UNISINOS, em 17/08/2006, São Leopoldo, BR-RS.
AXT, M.; ELIAS, C.R. Autoria Coletiva, Ambientes Virtuais e Formação: quando a aprendizagem reverbera o acontecimento. In: MARASCHIN, C.; FREITAS, L.B.; CARVALHO, D.C. (Org.). Psicologia e Educação: multiversos sentidos, olhares e experiências. Porto Alegre: UFRGS, 2003. V. 1, p. 259-277.
AXT, M. et al. Interação Dialógica: uma proposta teórico-metodológica em ambientes virtuais de aprendizagem. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 1, jul. 2006. Disponível
em: Acesso em: 30 abr. 2011.
BAKHTIN, M. Os Gêneros do Discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. P. 277-326. (1ª edição, 1992; edição original em russo, 1979).
BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1977.
BEICHNER, R.J. Multimedia editing to promote science learning. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, Raleigh, n. 3, p. 55-70, 1994.
BEZERRA, E.S. A Criança e a Relação com a Escrita: o processo de autoria nos textos infantis. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística e Ensino) – Universidade Federal da Paraíba, 2008, João Pessoa, BR-PB.
CHARTIER, R. A Aventura do Livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Ed. UNESP; Imprensa Oficial do Estado, 1999.
FRANCELINO, P.F. A Autoria no Gênero Discursivo Aula: uma abordagem enunciativa. 2007. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, 2007, Recife, BR-PE.
FREITAS, M.T.A.; COSTA, S.R. (Org.). Leitura e Escrita de Adolescentes na Internet e na Escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
FREITAS, M.T.A.; PEREIRA, M.L. Práticas de Escrita e Autoria: a utilização dos blogs literários nas aulas de língua portuguesa. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE HIPERTEXTO, 3., 2009, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte, 2009. P. 105.
KERBRAT-ORECCHIONI, C. Análise da Conversação: princípios e métodos. Tradução: Carlos Piovezani Filho. São Paulo: Parábola Ed., 2006.
KLIS, Henk-Jan van der. Weblog. Balkbrug, NL: [s.n.], 2008. Disponível em: <http://www.henkjanvanderklis.nl/weblog/labels/web%204.0.html>
Acesso em: 30 abr. 2011.
LIMA, C.S. Aspectos Discursivos da Constituição da Autoria em Resenhas Acadêmicas. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Uberlândia, 2008, Uberlândia, BR-SP.
LIMA, M.D.A. Ambiente de Autoria de Cursos Hipermídia Estendidos. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência) – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2002, São José dos Campos, BR-SP.
MARCUSCHI, L.A. Análise da Conversação. 5. ed. São Paulo: Ed. Ática, 2006.
MEDEIROS, Z. Letramento Digital em Contextos de Autoria na Internet. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2011, Belo Horizonte, BR-MG.
MEDEIROS, Z.; NASCIMENTO, S.S. Interações Discursivas em um Fórum Online. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE (ANPEDINHA), 9., 2009, São Carlos, BR-SP. Pesquisa
em Educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI. São Carlos: Cubo Multimídia, 2009. V. 1, p. 142-143.
NASCIMENTO, S.S. A Linguagem e a Investigação em Educação Científica: uma breve apresentação. In: NARDI, R. (Org.). A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. Bauru: ABRAPEC,
P. 131-142.
PRIMO, A.F.T.; RECUERO, R.C. Hipertexto Cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 22, p. 54-65, dez. 2003.
SAADE, D.C.M. Relações em Linguagens de Autoria Hipermídia: aumentando reuso e expressividade. 2003. Tese (Doutorado em Informática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro,
, Rio de Janeiro, BR-RJ.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.Accepted 2015-03-18
Published 2015-07-29