Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle

Authors

  • Paulo Fernando Ozório Ferraz Unifal-MG
  • Pedro Torres de Oliveira Unifal-MG
  • Gabriel Gerber Hornink Universidade Federal de Alfenas - Unifal-MG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.51508

Keywords:

Virtual learning environment, Assessment, Indicators

Abstract

The computer mediated learning are increasingly expanding in higher education of graduation and post graduation, being the Moodle one of the most used Virtual Learning Environments. One of the difficulties in monitoring those courses is to achieve a global view for users actions (students, tutor, teacher etc). It aimed in this work, to identify data of Moodle tools (Log tables) and build, from that, global participation and collaboration indicators, presented in graphics by period. It focused on the tool the use by tutors, teachers and coordinators of distance learning (D-Learning), since it has presented a potential use in moderating of the interactions and monitoring of the global activities.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gabriel Gerber Hornink, Universidade Federal de Alfenas - Unifal-MG

Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (2003), licenciatura em Ciências Biológicas pela Unicamp (2006), especialização em gestão ambiental pela Unicamp (2006), mestrado em Biologia Funcional e Molecular (área Bioquímica, subárea Ensino) (2006) e doutorado em Ciências (2010), ambos pela Unicamp, na área de tecnologias educacionais. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em formação de professores para o uso de Informática no ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: software educacionais, educação a distância, formação de professores. Atualmente está como professor de Bioquímica e de Tecnologias Educacionais na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e desenvolve atividades no grupo de pesquisa Inovações Tecnológicas no Ensino (líder). Atua também como professor nos programas de Pós-Graduação de Mestrado em Educação e mestrado em História Ibérica. Participa no Núcleo Tecnológico do Centro de Educação Aberta e a Distância - CEAD.

Acesse o lattes aqui:

References

Bosi, A. Fenomenologia do olhar. Em: Novaes, Adauto (Org.) (1990). O olhar. São Paulo: Cia. das Letras.

Castells, M. (2003) “The internet Galaxy: Refletions on the Internet, Business and society”. Oxford: Oxford University Press.

Ferreira, Emília B., Soares, Adriana B. e Lima, Cabral (2012) “Aprimoramento Conceitual e Uso de Demonstrações Matemáticas: Um Estudo de Caso Sobre a Geometria Dinâmica e as Pesquisas de Campo com Ambientes Computacionais de Ensino”. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 20, Número 3, 2012.

Harvey, D. (2001) “Condição pós-moderna”. 16. ed. São Paulo: Loyola.

Hornink, G G. (2010) “Cartografando online: caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua”. Campinas: UNICAMP, tese de doutorado, 289p.

Laguardia, J., Portela, M. C. e Vasconcellos, M. M. (2007) “Avaliações em Ambientes Virtuais de Aprendizagem”, Em: Sala de Aula e Tecnologia, http://www.metodista.br/atualiza/conteudo/material-de-apoio/livros/sala-de-aula-e-tecnologias.

Messa, W. C. (2010) “Utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAS: A Busca por uma Aprendizagem Significativa”, Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância, Em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/revista_pdf_doc/2010/2010_2462010174147.pdf.

Oliveira, D. E. M. B. e Gasparin, J. L. (2009) “A Expansão da Educação a Distância no Brasil e os Aspectos Pedagógicos Esquecidos”, http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2009_2010/pdf/2009/39.pdf.

Penterich, E. (2005) “Ambientes Virtuais de Aprendizagem”, In: Sala de Aula e Tecnologia, http://www.metodista.br/atualiza/conteudo/material-de-apoio/livros/sala-de-aula-e-tecnologias.

Pinto, Ivete M. e Botelho (2012) “Ambientes Tecnológicos Lúdicos de Autoria (ATLA): Criando Espaços de Ensino e Aprendizagem”. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 20, Número 3, 2012

Rosado, Luiz A. da S. e Bohadana, Estrella (2007) “Autoria Coletiva na Educação: Análise da Ferramenta Wiki para Cooperação e Colaboração no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle”, Universidade Estácio de Sá.

Sales, G. L., Barroso, G. C. e Soares, J. M. (2011) “Um Indicador de Aprendizagem Não-Linear para EaD online Fundamentado no Modelo de Avaliação Learning Vectors (LV)”, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Fortaleza, CE - Brasil.

Published

2015-07-29

How to Cite

OZÓRIO FERRAZ, P. F.; TORRES DE OLIVEIRA, P.; HORNINK, G. G. Desenvolvimento e Implementação de Indicadores de Colaboração e Participação no Moodle. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1982-1654.51508. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/51508. Acesso em: 29 apr. 2025.
Received 2014-11-12
Accepted 2015-04-28
Published 2015-07-29