Rethinking the Virtual

Autores

  • Nicholas C. Burbules

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.4942

Resumo

Burbules faz uma sÈrie de consideraÁ?es para montar um conceito teÛrico do virtual. Primeiro, examina os quatro processos da vinculaÁ„o (interesse, envolvimento, imaginaÁ„o e interaÁ„o) para que ocorra a imers„o, muito importantes para entender-se o potencial educacional da virtualidade. Segundo, aplica o conceito do virtual ‡ discuss„o do espaÁo e do tempo virtuais decorrendo daÌ que, ‡ medida que os espaÁos virtuais tornam-se conhecidos e importantes, passam a ser lugares virtuais. Essa transformaÁ„o pode acontecer de duas maneiras: por arquitetura e por mapeamento, em plausÌvel paralelo aos pontos de vista respectivamente do professor e do aluno. Este trabalho pode ser visto como uma tentativa de desmistificar a virtualidade como sendo exclusivamente tecnolÛgica e de encar·-la como a base de um conceito educacional. Destacam-se, neste artigo, os conceitos de virtualidade, lugares virtuais educacionais e arquitetura e mapeamento.

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Publicado

2004-05-16

Como Citar

BURBULES, N. C. Rethinking the Virtual. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2004. DOI: 10.22456/1982-1654.4942. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4942. Acesso em: 29 set. 2023.