Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.46344Palavras-chave:
Processos comunicacionais, Cibercultura, Imagens digitais, Educação.Resumo
O texto apresenta parte dos resultados de pesquisa de mestrado recentemente concluída. O objetivo desenvolvido neste trabalho foi promover uma reflexão sobre os usos das imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet, e como as práticas pedagógicas poderiam se beneficiar das dinâmicas colaborativas e interativas da cibercultura. Para isso, busquei auxílio nas contribuições de autores que discutem a cibercultura a partir da ótica dos campos da comunicação e da educação, e na abordagem teórico-metodológica da etnografia virtual para compreender os fenômenos sociais e culturais das redes digitais. Considerando a ampliação dos processos comunicacionais para as interfaces digitais da Web, concluí que seria interessante, enquanto educadores, estarmos atentos à reconfiguração das formas de ensinar e aprender que emergem na relação dos sujeitos com as imagens digitais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-07-29
Como Citar
DO COUTO JUNIOR, D. R. Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1982-1654.46344. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46344. Acesso em: 8 dez. 2023.
Edição
Seção
Artigos