Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.46344Keywords:
Processos comunicacionais, Cibercultura, Imagens digitais, Educação.Abstract
O texto apresenta parte dos resultados de pesquisa de mestrado recentemente concluída. O objetivo desenvolvido neste trabalho foi promover uma reflexão sobre os usos das imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet, e como as práticas pedagógicas poderiam se beneficiar das dinâmicas colaborativas e interativas da cibercultura. Para isso, busquei auxílio nas contribuições de autores que discutem a cibercultura a partir da ótica dos campos da comunicação e da educação, e na abordagem teórico-metodológica da etnografia virtual para compreender os fenômenos sociais e culturais das redes digitais. Considerando a ampliação dos processos comunicacionais para as interfaces digitais da Web, concluí que seria interessante, enquanto educadores, estarmos atentos à reconfiguração das formas de ensinar e aprender que emergem na relação dos sujeitos com as imagens digitais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-07-29
How to Cite
DO COUTO JUNIOR, D. R. Educação e Cibercultura: ensinar e aprender com as imagens digitais nos processos comunicacionais na/da internet. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.22456/1982-1654.46344. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/46344. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2014-04-08
Accepted 2015-01-02
Published 2015-07-29
Accepted 2015-01-02
Published 2015-07-29