Acompanhando Aprendizagens Amorosas na Interface da Metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: um Estudo de Caso
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.4345Palavras-chave:
Aprendizagem Amorosa, Projetos de Aprendizagem, Tecnologias Digitais.Resumo
Este artigo analisa o percurso de um estudante do nível fundamental de uma escola pública em uma experiência de intervenção construída na interface da metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais. Busca-se identificar as aprendizagens amorosas que emergiram na interação deste estudante na experiência proposta. O constructo 'Aprendizagem Amorosa' foi articulado a partir da confluência do referencial teórico da Biologia do Conhecer de Humberto Maturana e da Epistemologia Genética Jean Piaget. Os Projetos de Aprendizagem (PAs) e a interação dos alunos com as Tecnologias Digitais são a matriz da construção da rede de conversações da experiência vivida e analisada no estudo. As conclusões apontam para a importância da constituição de um domínio cooperativo para que exista a aceitação da legitimidade do outro que se operacionaliza na possibilidade de descentração cognitiva e afetiva. A existência de um domínio de ações de cooperação, está implicada com um emocionar que considera a legitimidade do outro na ação em jogo, logo, Aprendizagens Amorosas.Downloads
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Publicado
2007-06-16
Como Citar
CORTE REAL, L. M.; MARASCHIN, C.; AXT, M. Acompanhando Aprendizagens Amorosas na Interface da Metodologia de Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: um Estudo de Caso. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1982-1654.4345. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/4345. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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Recebido 2008-05-29
Aceito 2008-05-29
Publicado 2007-06-16
Aceito 2008-05-29
Publicado 2007-06-16