O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.39235Keywords:
Educação. Letramento. Braille. Leitores de telaAbstract
Apresentamos um relato de pesquisa com foco nas práticas de letramento das pessoas com deficiência visual, especialmente durante os processos iniciais de alfabetização. O computador com leitor de tela é apontado como uma TIC capaz de suprir as lacunas comunicacionais e interacionais deixadas pelo código Braille. A pesquisa objetivou compreender e analisar os saberes de professores sobre os recursos de acesso ao conhecimento para crianças com deficiência visual matriculadas na rede municipal de ensino de Uberlândia (MG). Participaram da pesquisa quatro professoras do AEE que por meio de entrevistas semiestruturadas nos forneceram os dados necessários, cuja construção ocorreu sob uma dimensão histórico-cultural característica da epistemologia qualitativa. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdos. As conclusões revelam que o código Braille ocupa a centralidade dos saberes e das práticas dos sujeitos da pesquisa, sendo a informática utilizada de maneira muito insipiente.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-12-28
How to Cite
PORTES, R. M. de L. O uso das TIC no contexto educativo de crianças com Deficiência Visual. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.39235. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/39235. Acesso em: 24 jun. 2025.
Issue
Section
Artigos
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2013-04-23
Accepted 2014-05-07
Published 2014-12-28
Accepted 2014-05-07
Published 2014-12-28