Movimentos da medicalização na educação: entre práticas disciplinares, subjetivações e resistências

Autores

  • Leila Domingues Machado Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Carolina Andrade Freitas Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.27251

Palavras-chave:

Máquina Escolar. Medicalização. Subjetivações. Práticas Disciplinares. Resistência.

Resumo

Este artigo objetiva discutir os movimentos de medicalização também presentes na educação em suas articulações com os modos de funcionamento da máquina escolar. A instituição escolar tanto pode funcionar a favor de processos desejantes e criadores, como, ao contrário, impelir à serialização e ao enrijecimento de certas práticas e modos de constituição de si. Ela materializa os jogos de forças presentificados no corpo social e, portanto, constitui-se como um espaço tensionado por diferentes e variados vetores e confluências. O trabalho reflete ainda sobre como concorrer para a produção de rupturas dos sentidos cristalizados, muitas vezes encontrados nas práticas escolares, a fim de impulsionar a ampliação de questões em torno do processo de medicalização presente nas escolas e, com isso, colaborar para a busca de novas forças para o enfrentamento desta problemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Domingues Machado, Universidade Federal do Espírito Santo

Profa Dra Leila Domingues Machado Coordenadora do Lis Laboratório de Imagens da Subjetividade - CNPq Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional Departamento de Psicologia/ UFES

Maria Carolina Andrade Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo

Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

MACHADO, L. D.; FREITAS, M. C. A. Movimentos da medicalização na educação: entre práticas disciplinares, subjetivações e resistências. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1982-1654.27251. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/27251. Acesso em: 26 set. 2023.