Deleuze, Máquinas e Cyborgues

Authors

  • Maria Elizabeth Barros de Barros Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.23370

Abstract

O título desse número da Revista Informática na Educação: teoria & prática já indica o que nele é princípio: pensar em meio às tecnologias a emergência de novas idéias, cognição, percepções, aprendizagem, tempo, espaço, corpo, máquinas, subjetividade... Não persegue a produção das tradicionais relações homem-máquina que ora expressam análises ufanistas no que se refere ao progresso científico e tecnológico, ora um exagerado pessimismo que considera a tecnologia uma ameaça, uma dominação radical à vitalidade dos humanos, destacando-se sua subalternização à ideologia dominante. O propósito desse número é outro: não reduzir esse debate sobre a relação homem-técnica a um esquema de dominação. Os textos aqui apresentados constroem uma outra via de análise. Pensam com radicalidade a experiência da aprendizagem considerando-a como zona movediça entre caos e pensar. Modelo rizomático que não para de se forjar.

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Author Biography

Maria Elizabeth Barros de Barros, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicóloga, Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES

Published

2011-09-27

How to Cite

DE BARROS, M. E. B. Deleuze, Máquinas e Cyborgues. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 13, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.23370. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/23370. Acesso em: 29 apr. 2025.
Received 2011-09-27
Accepted 2011-09-27
Published 2011-09-27