Processos cognitivos na diferenciação e aplicabilidade dos conceitos de equação e função na química
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.21067Resumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar a compreensão dos conceitos de equação e fun- ção que serão aplicados na disciplina de Física-Química do curso de Química da Universidade Fede- ral de Pelotas. Para isso será usado como fundamentação teórica a aprendizagem significativa de Ausubel, os conceitos matemáticos de equação e função aplicados à Química, assim como a análise e levantamento de ferramentas computacionais disponíveis na internet e as suas características em termos de aplicabilidade na área do ensino. Para a realização dessa pesquisa será realizado pré-teste com os alunos matriculados na referida disciplina, visando identificar os subsunçores ma- temáticos adquiridos até o momento. O pré-teste, também, possibilitará a elaboração de um mapa conceitual sobre esse o conhecimento matemático adquirido, permitindo assim apontar requisitos para desenvolver um objeto de aprendizagem que permita ao aluno interagir com esse através da internet. O objeto de aprendizagem possibilitará ao aluno o processo de interação visando desen- volver a sua aprendizagem, assim como disponibilizará elementos que promovam a interdiscipli- naridade entre a matemática e a química. A interdisciplinaridade privilegiará a aplicabilidade de conceitos matemáticos aplicados na Química, especificamente na disciplina de Fisico-Química do curso de graduação.Downloads
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Publicado
2011-06-28
Como Citar
FERREIRA, A. L. A. Processos cognitivos na diferenciação e aplicabilidade dos conceitos de equação e função na química. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.21067. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21067. Acesso em: 25 abr. 2025.
Edição
Seção
Resumos de Teses
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Recebido 2011-06-28
Aceito 2011-06-28
Publicado 2011-06-28
Aceito 2011-06-28
Publicado 2011-06-28