Processos cognitivos na diferenciação e aplicabilidade dos conceitos de equação e função na química
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-1654.21067Abstract
O presente trabalho tem como objetivo investigar a compreensão dos conceitos de equação e fun- ção que serão aplicados na disciplina de Física-Química do curso de Química da Universidade Fede- ral de Pelotas. Para isso será usado como fundamentação teórica a aprendizagem significativa de Ausubel, os conceitos matemáticos de equação e função aplicados à Química, assim como a análise e levantamento de ferramentas computacionais disponíveis na internet e as suas características em termos de aplicabilidade na área do ensino. Para a realização dessa pesquisa será realizado pré-teste com os alunos matriculados na referida disciplina, visando identificar os subsunçores ma- temáticos adquiridos até o momento. O pré-teste, também, possibilitará a elaboração de um mapa conceitual sobre esse o conhecimento matemático adquirido, permitindo assim apontar requisitos para desenvolver um objeto de aprendizagem que permita ao aluno interagir com esse através da internet. O objeto de aprendizagem possibilitará ao aluno o processo de interação visando desen- volver a sua aprendizagem, assim como disponibilizará elementos que promovam a interdiscipli- naridade entre a matemática e a química. A interdisciplinaridade privilegiará a aplicabilidade de conceitos matemáticos aplicados na Química, especificamente na disciplina de Fisico-Química do curso de graduação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2011-06-28
How to Cite
FERREIRA, A. L. A. Processos cognitivos na diferenciação e aplicabilidade dos conceitos de equação e função na química. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 13, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1982-1654.21067. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/21067. Acesso em: 25 apr. 2025.
Issue
Section
Theses Abstracts
License
The copyright for papers published in this journal belong to the author, with rights of first publication for the journal. As the papers appears in this publicly accessed journal, the papers are for free use, receiving their credit, in educational and non-commercial uses. The journal will allow the use of the papers published for non-commercial purposes, including the right to send the paper to publicly accessed databases.
Received 2011-06-28
Accepted 2011-06-28
Published 2011-06-28
Accepted 2011-06-28
Published 2011-06-28