Crianças e telas digitais durante a pandemia

Escola online

Autores

  • BEATRIZ SANCOVSCHI Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Laura Freire Nasciutti Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Thalita Cristina Ferreira Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luciana Santos Guilhon Albuquerque Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Cassia Patricia Barroso Perry Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marina Teixeira Andrade Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

O artigo aborda a escola online na pandemia. Trata-se de desdobramento da pesquisa “Crianças e telas digitais no contexto de isolamento durante a pandemia de COVID-19: articulações performadas” onde a metodologia cartográfica foi realizada através de questionários e entrevistas com responsáveis e crianças de até 11 anos. Com a Teoria Ator-Rede perguntamos: O que a pandemia fez ver sobre a escola? A argumentação de Masschelein e Simons, ao defender a escola como lugar de suspensão em relação à sociedade e à família e criação de um tempo e espaço para aprender, auxiliam na reflexão. A conclusão aponta para: Impossibilidade de conceber a escola online como transposição do presencial para a tela; Presença de uma potência normativa das crianças que reinventaram a si e a escola; Função do escolar em relação às famílias na organização dos tempos e do cuidado; Importância da complementação do trabalho à luz da vivência de professores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

BEATRIZ SANCOVSCHI, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Psicologia Geral e Experimental do Instituto de Psicologia da UFRJ. Mestrado e Doutorado em Psicologia PPGP/IP/UFRJ.

Laura Freire Nasciutti, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda de psicologia IP/UFRJ

Thalita Cristina Ferreira Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda de psicologia IP/UFRJ

Luciana Santos Guilhon Albuquerque, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Psicóloga e psicanalista, com mestrado em Psicossociologia de comunidades e ecologia social (EICOS/IP/UFRJ) e doutorado em psicologia (PPGP/IP/UFRJ).

Cassia Patricia Barroso Perry, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduanda de psicologia IP/UFRJ

Marina Teixeira Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Psicóloga formada pelo IP/UFRJ

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

SANCOVSCHI, B.; FREIRE NASCIUTTI, L.; FERREIRA MARTINS, T. C. .; SANTOS GUILHON ALBUQUERQUE, L.; BARROSO PERRY, C. P. .; TEIXEIRA ANDRADE, M. Crianças e telas digitais durante a pandemia: Escola online. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 26, n. 1, p. 45–53, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/127810. Acesso em: 1 mar. 2024.