O uso de Recursos Educacionais Digitais na Recuperação Paralela

Experiência na Educação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.125280

Resumo

O presente artigo trata da recuperação escolar, por meio de recursos educacionais digitais na educação profissional. Justifica-se o interesse pelo tema, por abordar uma alternativa de oferta de estudos paralelos pelos professores, que possam ocorrer fora do horário regular escolar. Fundamentado nos principais conceitos de educação profissional, de recursos educacionais digitais e de recuperação escolar, este artigo tem como objetivo, apresentar uma opção de recuperação paralela, por meio da oferta de recursos educacionais digitais para auxiliar os docentes em atividades de reforço ou recuperação escolar em instituições de ensino que atuam em educação profissional. A metodologia é de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, sobre relatos de experiências de dois docentes que se baseiam na promoção de estudos de recuperação, por meio de materiais elaborados na configuração de cursos, com o formato de páginas da Web e na utilização de vídeos gravados pelo próprio docente. Os principais resultados obtidos nas atividades verificadoras de aprendizagem são satisfatórios nesta oferta de recuperação escolar na educação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto da Silva Junior, Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza.

Estou cursando Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional no Centro Paula Souza (2022), Possuo MBA em Ciência de Dados e Big Data Analytics na Faculdade Estácio de Carapicuíba (2021), Especialização em Docência do Ensino Superior, Especialização em Educação Ambiental pela Faculdade Campos Elíseos (2014), Especialização em Formação em EAD pela Universidade Paulista (2021), Aperfeiçoamento em Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos pelo Centro Paula Souza em convênio com o MEC (2019), Graduação em Gestão de Tecnologia da Informação pela Faculdade Fernão Dias (2011) e Licenciatura em Informática pela Faculdade Polis das Artes (2016). Participo do Grupo de Pesquisa sobre Saberes e Trabalho Docente. Sou Coordenador Acadêmico na Soul Code Academy, Professor de Ensino Médio e Técnico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Etec Dr. Celso Giglio), Professor de Ensino Superior na Faculdade Estácio de Carapicuíba, Professor de Ensino Superior nas Faculdades Integradas Rio Branco e Tutor de Ensino à Distância no Grupo Ânima Educação (Universidade Anhembi Morumbi). Fui Professor na Universidade Anhembi Morumbi e no Senac São Paulo, atuei como Coordenador de Curso no Centro Paula Souza.

Luciana dos Santos Almeida, Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza.

Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza, Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa no Processo Educativo pela Faculdade São Luís, Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga. Aplicadora certificada pelo ETS Authorized Test Center dos testes TOEIC, TOEIC Bridge e TOEFL ITP. Professora de ensino superior no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, atuando na Fatec Itapetininga como professora de Língua Inglesa, é coordenadora da CTA - Central de Trabalhos Acadêmicos e membro efetivo do NELFI - Núcleo de Estudos De Linguagem da Fatec Itapetininga. Na Fatec Capão Bonito, é professora de Língua Inglesa, membro titular da congregação, professora responsável pelo Programa Inglês sem Fronteiras.

Rosália Maria Netto Prados, Professora Doutora no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza.

Professora Doutora no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza, Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo; Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo; Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua e graduada em Letras e em Pedagogia, pela Universidade de Mogi das Cruzes. Professora e pesquisadora do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, no Centro Paula Souza. Atua na área de Educação Profissional e Comunicação, com ênfase em Análise do Discurso e Semiótica. Desenvolve pesquisas sobre formação do sujeito e discursos político-educacionais e político-culturais, na linha: Formação do Formador.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

DA SILVA JUNIOR, C. A.; DOS SANTOS ALMEIDA, L.; MARIA NETTO PRADOS, R. O uso de Recursos Educacionais Digitais na Recuperação Paralela: Experiência na Educação Profissional. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 106–114, 2022. DOI: 10.22456/1982-1654.125280. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/125280. Acesso em: 19 abr. 2024.