O uso de Recursos Educacionais Digitais na Recuperação Paralela

Experiência na Educação Profissional

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-1654.125280

Abstract

This article deals with the offer of remedial classes through digital educational resources in professional education. The interest in the subject is justified, as it addresses an alternative for teachers who offer remedial classes, which may take place outside regular school hours. Based on the main concepts of professional education, digital educational resources and remedial studies, it aims to present an option for remedial classes, through the use of digital educational resources in educational professional institutions. The methodology is descriptive in nature, with a qualitative approach, on reports of experiences of two teachers who have offered remedial studies by means of materials developed in the configuration of courses, in the format of Web pages and the use of videos recorded by the teachers themselves. The main results obtained through the assessment activities are satisfactory with this sort of remedial classes in professional education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Carlos Alberto da Silva Junior, Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza.

Estou cursando Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional no Centro Paula Souza (2022), Possuo MBA em Ciência de Dados e Big Data Analytics na Faculdade Estácio de Carapicuíba (2021), Especialização em Docência do Ensino Superior, Especialização em Educação Ambiental pela Faculdade Campos Elíseos (2014), Especialização em Formação em EAD pela Universidade Paulista (2021), Aperfeiçoamento em Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos pelo Centro Paula Souza em convênio com o MEC (2019), Graduação em Gestão de Tecnologia da Informação pela Faculdade Fernão Dias (2011) e Licenciatura em Informática pela Faculdade Polis das Artes (2016). Participo do Grupo de Pesquisa sobre Saberes e Trabalho Docente. Sou Coordenador Acadêmico na Soul Code Academy, Professor de Ensino Médio e Técnico do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Etec Dr. Celso Giglio), Professor de Ensino Superior na Faculdade Estácio de Carapicuíba, Professor de Ensino Superior nas Faculdades Integradas Rio Branco e Tutor de Ensino à Distância no Grupo Ânima Educação (Universidade Anhembi Morumbi). Fui Professor na Universidade Anhembi Morumbi e no Senac São Paulo, atuei como Coordenador de Curso no Centro Paula Souza.

Luciana dos Santos Almeida, Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza.

Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza, Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa no Processo Educativo pela Faculdade São Luís, Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itapetininga. Aplicadora certificada pelo ETS Authorized Test Center dos testes TOEIC, TOEIC Bridge e TOEFL ITP. Professora de ensino superior no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, atuando na Fatec Itapetininga como professora de Língua Inglesa, é coordenadora da CTA - Central de Trabalhos Acadêmicos e membro efetivo do NELFI - Núcleo de Estudos De Linguagem da Fatec Itapetininga. Na Fatec Capão Bonito, é professora de Língua Inglesa, membro titular da congregação, professora responsável pelo Programa Inglês sem Fronteiras.

Rosália Maria Netto Prados, Professora Doutora no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza.

Professora Doutora no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional do Centro Paula Souza, Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo; Pós-Doutorado em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo; Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua e graduada em Letras e em Pedagogia, pela Universidade de Mogi das Cruzes. Professora e pesquisadora do programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, no Centro Paula Souza. Atua na área de Educação Profissional e Comunicação, com ênfase em Análise do Discurso e Semiótica. Desenvolve pesquisas sobre formação do sujeito e discursos político-educacionais e político-culturais, na linha: Formação do Formador.

Published

2022-12-07

How to Cite

DA SILVA JUNIOR, C. A.; DOS SANTOS ALMEIDA, L.; MARIA NETTO PRADOS, R. O uso de Recursos Educacionais Digitais na Recuperação Paralela: Experiência na Educação Profissional. Computers in education: theory & practice, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 106–114, 2022. DOI: 10.22456/1982-1654.125280. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/125280. Acesso em: 29 apr. 2025.
Received 2022-06-15
Accepted 2022-10-26
Published 2022-12-07